Exercício de MDC ( MMCA - Exercícios de Fixação #12 )

Oii Bom dia!! Não entendi porque foi calculado um dia de folga a cada 8 dias sendo que na questão fala “ela trabalha 6 dia e tenha um 1 dia de folga”???

(FCE - 2012 - MPE-AP) O contrato de trabalho de uma enfermeira prevê que, por semana, ela trabalhe seis dias e tenha um dia de folga. A cada semana, porém, o dia de folga muda, sendo 2ª feira na primeira semana, 3ª feira na segunda, 4a feira na terceira e assim por diante, até que na sétima semana a folga ocorra no domingo. A partir da oitava semana, o ciclo recomeça. Se essa enfermeira teve folga em um sábado, dia 1º de março, então a próxima folga que ela terá em um sábado será no mês de

Oi, Danielle, como está?

Note que caso fosse trabalha 6 dias e folga um, ela sempre folgaria no mesmo dia. Contudo, afim de evitar que isso ocorra, a folga será alternada. Como a cada semana se “empurra” um dia, acaba que a enfermeira trabalha 8 dias e descansa 1 (o que é um absurdo pensando na realidade né, tenho amigas enfermeiras hehe).

Não sei se te ajudou, mas qualquer coisa é só falar
Esse tipo de questão é muito chata (pelo menos eu acho HAHA)

@Prof_Luciano_Matematica

Oi, Danielle, eu vou marcar pessoas ativas no fórum, pois não há mais professores respondendo, apenas alunos que ajudam voluntariamente. Sinto muito se não consegui te ajudar.

@Francisco_Kaio , @miguel_santana

Concordo com vc, se colocarmos um folga a cada 6 dias vai dar folga sempre no mesmo dia, mas a questão quer dias alternados, logo tem q estender um dia a mais sendo 8 mesmo. Além disso, bastava vc seguir as orientações do texto q encontraria 8 => “A cada semana, porém, o dia de folga muda, sendo 2ª feira na primeira semana, 3ª feira na segunda, 4a feira na terceira e assim por diante, até que na sétima semana a folga ocorra no domingo. A partir da oitava semana, o ciclo recomeça.”

obrigada pela complementação, Kaião! :smiling_face_with_three_hearts: