Experimento de Rutherford-UFMG

Boa noite…
Não compreendi essa questão, pois nas aulas que assisti a respeito do assunto, a partir do livro, etc…O meu entendimento foi que a grande maioria das partículas iria atravessar, mas no experimento de Rutherford, uma em cada 20.000 sofria desvios…
Obg.

(UFMG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Qual é a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson?
a) A maioria das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.
b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.
c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.
d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.
Gab: D, considero a A como correta.

Oi, Leonardo. Tudo jóia?

Então, eu fiquei curiosa nessa questão também heheh
Eu dei uma procurada e achei isso: "[…] a matéria era formada por cargas elétricas positivas e negativas em quantidades iguais, distribuídas por uma esfera."
“Os elétrons deveriam ser distribuídos uniformemente nos átomos em decorrência da repulsão eletrostática entre eles (cargas de sinais iguais se repelem) […].”

Eu NÃO sei se isso seria uma maneira que poderia validar a afirmação da letra A ali. Fiquei pensando e supus que por isso a átomo de Thomson não sofreria desvios. O fato de ser distribuido uniformemente e por isso não apresentar espaços vazios.
Maaaas como disse, é uma suposição apenas.

Enfim, talvez algum professor possa esclarecer para nós!

Concordo com a Liss.

De acordo com o modelo de Thomson, aquele do pudim de passas, o átomo não possuia vacuo (lembra que no modelo dele ainda não havia o conceito de eletrosfera). Logo, não teria como nenhuma partícula atravessar.

Olá, como vai?..
Mas, o gabarito é letra D, hahaha…Eu penso que seja A.

Como vai?
Não entendi…
Eu penso que, sendo “neutro”, a grande maioria passaria…Não entendi o lance do vácuo…
Tomara que o prof dê um help.
Abcs.

Bem…Vamos aguardar.

Mais uma vez, vamos aguardar…

@12345678

Então, no meu entendimento, Thomson propôs um átomo maciço, sem espaços vazios (que é o que faz com que o átomo atravesse a lâmina de ouro, e foi o que Rutherford observou no seu experimento, levando-o a propor o seu próprio modelo, em que existe um núcleo positivo, uma eletrosfera circundando esse núcleo e, entre os dois, enormes vazios).
Logo, se o modelo atômico de Thomson estava correto, todos os átomos ricocheteariam, porque não tem como o átomo atravessar a lâmina, mesmo esta sendo muito fina, se ele é maciço.
Enfim, isso foi o que eu tirei de conclusão, espero que tenha entendido e se não, é melhor esperar um professor mesmo.

Bom dia Leonardo, tudo bem?
No modelo de Thomson o átomo ainda é considerado como uma esfera maciça. Portanto, nesse modelo, os átomos na placa de ouro são maciços e não permitem a passagem das partículas alfa. Por isso, a resposta é a letra d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

Quando Rutherford desenvolve seu experimento ele descobre que o átomo não é maciço, pois a placa de ouro permite a passagem das partículas.

Recomendo assistirem esse vídeo e pensarem na analogia feita com a bola de tênis:

https://www.mesalva.com/enem-e-vestibulares/materias/ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias/quimica/completo/atomistica/mdat-modelos-atomicos/ato03-modelos-atomicos-o-modelo-de-rutherford?
Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida é só chamar!

Não poderia ser a letra C? Pois Rutherford escreveu que ficou surpreso com os desvios e a volta de algumas partículas…

Oi Bea, tudo bem com você?
A resposta correta é a D. Veja que ele pergunta qual seria o resultado se o experimento fosse desenvolvido e os átomos se comportassem como o modelo apresentado por Thomson.
Segundo a teoria de Thomson todas as partículas voltariam, pois os átomos da placa de ouro eram maciços. Nessa teoria não existiam espaços vazios nos átomos que permitissem a passagem das partículas.
Rutherford acabou por descobrir que existia uma parte central (o núcleo) que bloqueava a passagem de algumas partículas. Porém, ele descobriu que no átomo também existia a eletrosfera, que além de elétrons, continha espaços vazios que permitiam a passagem das partículas que atingiam a placa de ouro.

Espero ter te ajudado.
Qualquer dúvida é só escrever!

Oi pessoal, a resposta correta é letra A. Rutherford esperava que as partículas alfa atravessariam direto sofrendo, no máximo desvios mínimos. A justificativa é que as partículas positivas estavam distribuídas homogeneamente pela esfera (no modelo de Thomson) e as partículas alfa possuem 5% da velocidade da luz (alta velocidade).
Minha fonte: RUTHERFORD, Ernest. The Development of The Theory of Atomic Structure, 1936. In: NEEDHAM, J.; PAGE, W. J. Background to Modern Science. New York: MacMillan Company, 1938.

Então, se esse é mesmo o gabarito, ele está contra tudo que eu sempre soube sobre o experimento de Rutherford. Ele claramente julgou que as partículas alfa passariam pela lãmina, ele até COMENTOU SOBRE ISSO.
Leiam aqui: http://www.iun.edu/~cpanhd/C101webnotes/modern-atomic-theory/rutherford-model.html

Oi, pessoal, creio que a maioria acaba marcando letra A pensando que a questão se refere ao Rutherford, caso fosse, seria isso mesmo. Porém, notem o seguinte:

“Qual é a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson?”