Filosofia Contemporânea (Comte)


#1

Qual a relação de Comte e Darwin?

O que seriam leis gerais ou leis naturais?


#2

Bom dia, @Danielle_Alves_Ribeiro!
Bem… a relação entre Auguste Comte, que, junto com Durkheim, formam os ‘‘pais’’ da Sociologia, e Darwin é bem indireta, uma vez que atuam em diferentes áreas do conhecimento.
Essa relação é mais… sobre o modo de pensar, entende?

Ambos os cientistas viveram em pleno século XIX… assim, foram altamente influenciados um pela ideia do outro, além de conviverem em um cenário social bem parecido, fazendo surgir ainda mais semelhanças em seus pensamentos.

Indo direto ao ponto, no século XIX, Darwin acabara de publicar seu livro ‘‘A Origem das Espécies’’. Nele, Darwin explicou que a natureza era regida por certas leis, as chamadas ‘‘Leis Naturais’’, sendo algumas delas o próprio fenômeno da evolução e a seleção natural. Acreditava-se, portanto, em um verdadeiro processo de pleno domínio dos mais fortes!
Ainda, o século XIX foi marcado, principalmente, pelo desenvolvimento massivo das cidades e pela Segunda Revolução Industrial, fazendo com que um elemento ganhasse cada vez mais complexidade: a Sociedade. (Não é atoa que a maioria dos movimentos sociais começaram no século XIX, a exemplo do Manifesto Comunista, publicado em 1848!).

Assim, mediante uma enorme movimentação social, surgiu o interesse e a necessidade de fundamentar a origem de tantas revoluções, tantas mudanças e tantas manifestações… surgia a Sociologia!

Dessa forma, aquele que primeiro se propôs a estudar a sociedade foi o francês Auguste Comte, mas a Sociologia dele era um pouco diferente da atual. Comte, influenciado, principalmente, pelas teorias científicas de Darwin, dizia que a sociedade, assim como a natureza, era regida por certas ‘‘Leis Gerais’’, que eram praticamente idênticas às teorias de Darwin (adaptadas ao tema social)!
Comte propunha que a sociedade passava por estágios de evolução (Estado Teológico, Estado Metafísico e Estado Positivista), além de defender que os Estados mais poderosos deveriam governar sobre os Estados mais fracos (o que poderia ser usado como desculpa para o Imperialismo)!

Assim, podemos ver que Comte queria que a Sociologia fosse uma espécie de ‘‘Ciência Natural da Sociedade’’, estudando tudo de forma objetiva e distante, assim como faz a Química, a Física ou a Biologia!

Nesse sentido, se dá a relação entre Auguste e Darwin (apenas deixando claro que Darwin não faz parte dessa teoria social, ele apenas influenciou o Comte!). Espero ter ajudado!