Física-Cinemática-MRU

Oii, pessoal, poderiam me ajudar nesta questão, não consigo encontrar a velocidade que é indicada no gráfico para o determinado intervalo de tempo dado. Desde já agradeço

Oi, Daywison, tudo bem? Espero que bem!

Note que de 0 - 10 a velocidade foi aumentando uniformemente. Sendo assim, conseguímos descobrir o valor da velocidade no instante pedido

Se de 0 até 10s a velocidade saiu de 0 e foi até 2 cm/s, na metade desse tempo, ela terá metade do valor, ou seja 1 cm/s

Para você achar a distância, você calculará a área

A= 1.5/2
A= 2,5 cm

Creio que o tem algo errado nas informações do gráfico
Creio que seja mm/s e não m/s
De qualquer forma, converti cm para ficar mais fácil a visualização
Eu poderia ter usado metros, mas ficaria muito estranho uma formiga andar 25 metros e 5 segundos hehe

Uma outra observação: repare que ao multiplicar cm/s por s, você fica apenas com cm.

Espero que te ajude!

Muito obrigado, Camila. Acabei esquecendo de colocar o gabarito mais uma vez, desculpe, é pq tava perdendo o juízo nessa questão kkk. O gabarito é a alternativa B, vc acha que está incorreto ?

Estou meio abatido com algumas questões, mas tirando isso estou bem, e vc ?

Não entendi pq vc colocou 2cm/s como a velocidade entre 0s e 10s

Oii, postei e esqueci de voltar aqui!

não fique chateado não!
vou te falar uma coisa, várias vezes pegava listas duvidosas e ficava me sentindo super mal por não conseguir vários e depois descobria que as questões continham erros.
Por isso que, hoje em dia, eu pego listas que tenham resoluções ou lista com questões famosas de vests e etc

Eu coloquei que em 10s ela chegou na velocidade 20 cm/s porque é o que o gráfico fornece, olhe:

image

Porém repare que no gráfico fala 20 m/s
O que é MUITO para uma formiga. A maioria dos gráficos com questões que envolvem formigas falam cm/s e não metros, por isso deduzi que seria 2 cm/s. E, além disso, a resposta está em cm

Sobre o gabarito, eu tentei por torricelli e também cheguei em 2,5 cm
Vou pesquisar essa questão no google e ver o que acho.

Não fique desanimado não

Achei a questão original e ela é BEM diferente HAHAHAHA

Uma formiga movimenta-se sobre um fio de linha . Sua posição (s) varia com o tempo , conforme mostra o gráfico .

O deslocamente entre os intates t = 0s e t = 6,0s é :
a)0,5cm
b)1,0cm
c)1,5cm
d)2,0cm
e)2,5cm

Nessa questão, o gabarito bate, afinal a formiga sai de 2cm e vai até 1cm, andando 1cm

outra observação:

A questão que você postou realmente tem erro, pois fala que o gráfico fornece a posição da formiga e, quando olhamos o gráfico, vemos que ele fornece a velocidade.
Devem ter colocado o gráfico na questão errada mesmo

Ahhhh, consegui entender o que vc queria dizer, estava associando o tempo de 10s a 10 m/s( 1cm/s), desse jeito eu iria endoidar e n achava resposta nenhuma kkkk. Pelo que entendi vale quando a linha amarela cruza no ponto, para se poder comparar os valores né?
No mais, obrigado pelo incentivo, vc é um kit completo( inteligente, bonita e uma pessoa adorável ). Tenho um problema quando estou resolvendo questões, pois quando tenho dúvida em uma n consigo ir para outra enquanto na a entende-la e isso compromete meu estudo :sleepy: mas estou tentando mudar isso…

É mesmo, por isso acabei perdendo a noção do que encontrar. Essa lista de exercícios é do plano de revisão do ciência em ação, que está ocorrendo pelo youtube

não necessariamente. Você pode achar para qualquer tempo
O que é feito, na verdade, é uma semelhança de triângulos

Vamos esquecer os problemas do gráfico e coloquei ele originalmente (o da questão que vc postou)

Repare que o triângulo em laranja é semelhante ao que está azul e os dois são semelhantes ao grandão em preto

Você pode fazer isso para qualquer tempo que ele pedir ou velocidade (pode ser o inverso tb)
Pode ser com 0,1 segundo, 7,5 segundos, tanto faz. Você pode fazer
Ou, outro caso, ele pode far a velocidade, por exemplo, 4 m/s e pedir para você achar em qual tempo ela ocorre.

Sobre não mudar de questão: eu também tinha/tenho muito esse problema, mas dei uma melhorada. Principalmente nas provas eu tenho pulado bastante.
Tente colocar um tempo, sei lá, coloque meia hora para fazer 10 questões. Nisso você volta e corrige os erros.
Mas oh, sendo bem sincera, algumas dúvidas eu acho importante tentar entender bem antes de continuar a assunto. O que você pode fazer é mudar matéria, por exemplo, e voltar depois. Falam que o seu subconsciente continua trabalhando no outro assunto enquanto você faz outro.

Muito obrigada pelos elogios, gostaria de ser tudo isso. De qualquer forma, fiquei lisonjeada. Uma pessoa me disse essa semana que muitas pessoas que enxergam qualidade nos outros são aquelas que as possuem também e não percebem, então não se esqueça disso.

não sabia disso! o bom que o youtube tem muita coisa agora perto do enem.
Falando nisso, vou subir um tópico que postamos ano passado com dicas para o segundo dia de prova do enem, acho que irá ajudar outros estudantes