Física - dúvida em associação de espelhos

Estava em uma questão que mostrava situação semelhante, essa aqui:

A resposta é letra A e diz que o objeto e a imagem não são enantiomorfos (Não estão invertidas). Porém, como se pode ver na explicação acima, eu vejo a imagem e o objeto com posições invertidas, a espada do lado da outra mão etc… Então como ele pode dizer que as imagens não estão sofrendo essa inversão? Estou vendo claramente a troca da esquerda pela direita na reflexão.

Oii, Isa, tudo bem? :slight_smile:

Enantiomorfismo é quando as imagens não podem se sobrepor ao objeto quando você compara os dois um do lado do outro

Aqui é uma molécula e do outro lado é a sua imagem

repare que elas não conseguem se sobrepor
image

mesmo caso aqui

image

Repare na mão e o reflexo dela no espelho. Eles não são sobreponíveis.

Agora, repare no caso da imagem de cima do cara com a espada
Não consideramos as costas dele como objeto, mas sim a frente dele

Explicando assim pode não ficar muito fácil, mas olha esse vídeo aqui

Depois repare que quando o cara (mais conhecido como Capitão Gancho haha) levanta a espada com a direita, a imagem dele também levanta a espada com a direita (a direita dela!!).

image

Repare que as imagens são sobreponíveis.

Não sei se ajudou. É confuso mesmo esse assunto

Mas peraí… Não estou entendendo por que a imagem do capitão Gancho também tem a direita diferente da esquerda do objeto ( como do carinha no vídeo) mesmo assim pode se ver que está do lado contrário da imagem refletida no espelho e não no mesmo lado como a imagem do carinha do vídeo e o próprio carinha.

aq

g

então, mas essa é a questão. É que na associação de espelhos ficará diferente de um espelho normal.

Fez sentido?

eu não sei se entendi sua dúvida, perdão!

ps.:

acho que entendi sua dúvida
você está considerando a direita do capitão Gancho imagem como a direita que você vê, você precisa pensar caso essa imagem fosse uma pessoa. Repare que a espada está na mão direita dela, assim como o capitão gancho real

diferente do caso do vídeo

Bem, fui exemplificar uma coisa e acabei entendendo a relação. Veja se é isso. O carinha do vídeo se estivesse com uma bolinha na mão direita, a imagem dele estaria com essa bolinha na mão esquerda. Já o capitão gancho tem a espada na mão direita e a imagem também tem a espada na mão direita.

sim, exatamente isso! :blush:
No caso do vídeo não ficaria sobreponível, pois a imagem segura a bola com uma mão e o cara com a outra.
Já no capitão a imagem seria sobreponível, pois ambos seguram a espada com a mesma mão