Física-Eletrodinãmica- Associação mista de resistores e fusíveis 2

Pessoal, poderiam me mostrar como encontrar as demais correntes. Desde já agradeço

Olá @Daywison tudo legal ?

Então, como estão em paralelo(os pontos de A a B), têm a mesma DDP, logo no de cima ele deu a corrente e a resistência, daí descobre-se a DDP.
Depois é so aplicar com os outros. O do meio eu fiz em verde, o de baixo eu fiz de lápis. O de lápis complica mas pq vc tem q descobrir a resistência equivalente total (5/3). Depois vc descobre igualmente a corrente pela fórmula U= r.i . Outra coisa, a corrente do circuito abaixo depois q passa pela 1 resistência 1 ohm ela se divide em 0,2 e 0,4.
Logo, a resposta é A1= 0,5 A2= 0,25 A3= 0,2.

Não sei se expliquei bem, mas qualquer coisa me chama!

Muito obrigado, amigo, sua explicação foi bastante detalhada. Só fiquei com uma dúvida sobre a parte que a corrente se divide em 0,2 e 0,6 . Pq elas dividem-se nesses valores quando passa pela resistência 1? há alguma relação com a resistência acima ser o dobro da de baixo?. Ahh, peço desculpas pela minha desatenção de n ter colocado as respostas, que são exatamente as encontradas…I2=0,25A e I3= 0,20A.

Oii, Daywison!!

enquanto o Kaião não aparece por aqui, repare:

a corrente que ele colocou ali é 0,6 A
ela se divide em 0,2 e 0,4 e a relação é realmente por conta disso. No resistor que tem o dobro de valor, a corrente será a metade da outra, uma ver que são inversamente proporcionais.

@Daywison Olha tem o jeito mais demorado, no qual, vc descobre a Voltagem pela resistência equivalente do ramo, e depois aplica da na fórmula U= R.I como na imagem abaixo:

Ou como eu fiz e a Cami explicou, vc pode ir pela lógica. Note que pela fómula U=R.I a resistência e e a corrente são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a resistência menor a corrente. Logo se eu tenho dois resitores( 2 ohm e 1 ohm) um é dobro do outro, daí eu tenho que dividir a corrente de 0,6 A
de forma proporcional, quem tem mais resistência(2 ohm) leva menos corrente (0,2 A), já quem tem menos resistência(1 ohm) leva mais corrente e sendo o dobro da outra(0,4). Assim 0,2 + 0,4 = 0,6!

Espero que tenho sido didático, esse assunto é meio chatinho!

boa, Kaião!! :blush:

Muito obrigado, Camila, agora faz sentido :blush:

Obrigado, Kaio, sua explicação foi ótima e bem detalhada.:grinning: