Física -Eletrodinâmica

de cigarros do carro, cuja tensão é de 12 V. Sabendo-se que o “mp3 player” traz as seguintes especificações no seu manual: 3 V e 12 mW, assinale a alternativa que indica a maneira correta de se fazer a ligação elétrica. Uma pessoa quer carregar a bateria de um “mp3 player” no seu automóvel. Para isso o aparelho deve ser alimentado eletricamente pelo acendedor de cigarros do carro, cuja tensão é de 12 V. Sabendo-se que o “mp3 player” traz as seguintes especificações no seu manual: 3 V e 12 mW, assinale a alternativa que indica a maneira correta de se fazer a ligação elétrica.

a.

A pessoa poderá ligar o aparelho no acendedor de cigarros utilizando um capacitor de 22 μF em paralelo.

b.

A pessoa poderá ligar o aparelho no acendedor de cigarros utilizando um capacitor de 0,22 μF em série.

c.

A pessoa poderá ligar o aparelho no acendedor de cigarros utilizando um resistor de 0,25 kΩ em paralelo.

d.

A pessoa poderá ligar o aparelho no acendedor de cigarros utilizando um resistor de 2,25 kΩ em série.

e.

Não é possível resolver o problema desta ligação elétrica

Gabarito letra D
Não consegui resolver …Alguém poderia me ajudar??

Oi, Lana, como está? Espero que bem! :smiley:

Caso você colocasse uma resistência em paralelo, a tensão não mudaria, pois em paralelo a tensão se mantém. Já em série, a tensão é dividida.

Por exemplo, se você tem 12V e 12 resistências iguais. Então cada uma terá uma tensão de 1V.

Nesse caso, nós queremos que tenha apenas 3V no MP3. Porém, a tensão é 12V. Sendo assim, devemos pensar em algo para dividir esse 12V em 3V para o MP3 e 9V restantes.

Para isso, vamos calcular primeiro a corrente que deve passar no MP3. Nós sabemos as especificações dele: 3 V e 12 mW

Sendo assim:
P=U.i
12.10-3 = 3. i
i= 4.10-3 A

Essa será a corrente que passará na resistência que colocaremos para dividir a tensão, pois em série a corrente é a mesma para todos os elementos que estão em série. Nesse caso, será a mesma para o MP3 e a mesma para a resistência.
Nós sabemos que essa resistência terá uma DDP de 9V.
Já sabemos tensão e corrente, agora basta saber a resistência dela

U=r.i
9=r. 4.10-3
r= 2,25.10 3 Ω
r= 2,25 kΩ

Espero que te ajude! Qualquer coisa me fale que eu tento ilustrar melhor

Consegui entender,Camila!!! Muito obrigada.

imagina!! fico feliz que entendeu!
precisando é só postar (ainda mais eletrodinâmica que eu gosto bastante hehe)