Física- Velocidade média

(FMU) você vai para a faculdade com a velocidade média de 30 km/h e volta com a velocidade média de 20km/h. Para ir e voltar gastando o mesmo tempo, sua velocidade média deveria ser…?

Nessa questão avaliei como poderia ter chegado nas 2 velocidades médias:
30km/h= 300km/10h
20km/h= 300km/15h

Como está pedindo para ser o mesmo tempo somei as supostas horas e distancias gastas para calcular uma nova velocidade média
Vm= 600km/25h
Vm=24km/h

A resposta é realmente 24km/h, porém está certo fazer esse cálculo?

Oi, Lara, tudo bem? Espero que sim! :blush:

Primeiramente, seja bem-vinda ao fórum!

Sobre sua linha de pensamento eu não creio que esteja totalmente errada, porém, nesse caso, só dará certo quando você achar velocidades iguais divididas por tempos diferentes, porque, na verdade, o que você está fazendo é dividindo uma mesma distância por tempos diferentes.
Caso você não se lembre disso, não dará certo:

Note:

30 km/h pode ser 300km/10h e 20km/h pode ser 200km/10h

500km/20h = 25 km/h

Reparou que assim não dá?

O que você precisa lembrar é que a distância será a mesma para os dois, pois eles percorrem o mesmo caminho. Então, às vezes você perderá muito tempo tentando fazer essa relação.

Em um resposta aberta eu recomendaria que você fizesse dessa forma:

Além disso, na hora de somar os tempos e as velocidades, caso você esteja fazendo em uma resposta aberta, não coloque as duas frações uma do lado da outra e some diretamente numerador e denominador, pois, matematicamente falando, você estaria somando frações com denominadores diferentes, o que não pode ser feito.

Seria a mesma coisa que você somar:

1/2 + 1/2 = 2/4 = 1/2

E nós sabemos que quando somamos duas metades nós temos um inteiro.

1/2 + 1/2 = 2/2 = 1

Talvez o corretor lendo isso possa acreditar que você estava tentando somar denominadores diferentes.

Agora, voltando da forma como você fez, olhe essa questão:

Se você colocar que 30km/h é o mesmo que 300km/10h e 60km/h é o mesmo que 600km/10, nós chegaríamos em 900km/20h, o que seria 45km/h (o que não é a resposta, afinal estamos considerando distâncias diferentes)

Agora, se você tentar pensar em um distância igual, a resposta dará certo:

30km/h = 600km/20h e 60km/h é o mesmo que 600km/10h você teria 1200km/30h que é 40km/h

Agora, na minha opinião, você pode treinar essa resposta de duas formas: da forma tradicional e dessa outra forma. Tente ver qual você acerta mais e qual você é mais rápida.
Apenas lembrando que eu acho que em uma resposta aberta você deveria responder da forma tradicional porque algumas bancas são bem chatas.

Não sei se te ajudei, mas vá me falando!
Qualquer dúvida é só chamar :ok_woman:t2:

1 Curtida