Força resultante e linha de ação

Bom dia …estou com a seguinte dúvida nesse exercício e gostaria de uma luz…se possível…

Um motor pesando W = 140 N está aparafusado numa base de concreto, como mostrado na figura. Reduza o sistema de forças atuantes a uma única força resultante FR e determine onde a linha de ação desta intercepta a base de concreto

O passo a passo seria a decomposição das forças pela regra do paralelogramo (e daria 864,6N) entre as trações e depois levando em consideração a força-peso, daria uma resultante de 839,3N??? e como representar a força resultante?pelo arctg das 2 ultimas forças calculadas?? Agradeço qualquer tipo de ajuda :wink:

Oi, Alexandre, como está? Espero que bem! :smiley:

você não teria a resposta, né? haha acho que não

eu tinha pensado em decompor a força de 623 no eixo x e no eixo y
feito isso, no eixo y teríamos uma resultante que seria essa força decomposta menos o peso do motor
Já no eixo x teríamos a força 623 decomposta mais a 627.

Feito isso, eu pensei em achar o ângulo pela tangente mesmo, porém o meu valor da força resultante está ficando próximo de 820. Vou tentar fazer de novo hahaha

Mas posso estar errada também, meu conhecimento de mecânica é limitado ao ensino médio, mas, a meu ver, seu pensamento está correto.

Olá Camila! Muito obrigado por ter se disposto a tentar resolver a questão também…
Fiz a questão de duas maneiras… a primeira, fiz como vc sugeriu (decompondo a força de 623N nos eixos x e y levando em consideração o ângulo de 30°).
Dessa forma: Fx = 267+623cos30 = 806,5N
Fy = 623sen30-140 = 171,5N
Assim a Fr = raiz(171,5^2+806,5^2) = 824,5N (bem próximo do que vc havia encontrado) e ângulo de 12°

Fazendo pela regra do paralelogramo encontrei Fr=839,3N e angulo de 20°…

Agora to confuso sobre qual delas é a forma correta :frowning:

Oi, Alexandre, desculpa a demora, hoje o meu dia foi bem corrido ai nem apareci por aqui no fórum direito

essa primeira forma que você mostrou foi exatamente como eu fiz para chegar no valor.

Eu tenho medo de tentar te ajudar e te atrapalhar, porque como não faço engenharia eu fico com receio, mas vou ver aqui com uns amigos que tenho!

você teria como vc fez por paralelogramo? pode mandar foto caso tenha

Eu estou tentando pensar em algo de estática para invalidar a primeira forma, mas ela me parece correta