Frações e suas operações

Ângela tem uma caneca com capacidade para 2/3 litro de água. Que fração dessa caneca ela encher a com 1/2 litro de água?
a)7/12

b)2/3

c)3/4

d)5/6

e)4/3

Oi, Vitoria, como está? Espero que bem!

Tente pensar assim, ela tem uma caneca que cabe 2/3 litro de água, ela encheu 1/2 L, quanto falta para ela encher toda a caneca?

x= 2/3 - 1/2
x= 4/6 - 3/6
x= 1/6

se falta 1/6 para ela encher, então ela ela já encheu 5/6

ficou claro? qualquer coisa fale!

E aí, meninas! Olha eu me metendo aqui kkkkkk

Acho que você se confundiu, Camila. Tentei entender aqui o seu raciocínio, mas não consegui. Além disso, em cada lugar que eu procuro a questão, acho alguém resolvendo de jeitos diferentes, dando resultados diferentes kkkkkkk.

Acho que o certo seria dividir as duas frações, para resultar na proporção entre as duas. Nesse caso, ficaria assim:

x = (1/2)/(2/3)
x = (1/2).(3/2)
x = 3/4

Faria mais sentido, visto que 1/2 de litro são 500mL e 2/3 de litro 666,666…mL. Fazendo por uma regra de três, ficaria assim:

666 - 1
500 - x

666x = 500
x = 500/666
x = 0,750…
0,75 = 3/4

O 2/3 de litro passa a ser 1, pois significa uma caneca, permitindo achar a fração da caneca, e não do litro.

Espero ter ajudado!

nossa, realmente tem sentido
eu não sei muito bem como eu pensei ali HAHAH
eu sou péssima em exatas, sendo bem sincera, eu ajudo aqui no fórum para tentar aprender melhor
é que como eu tinha tirado várias dúvidas e vi que a dela estava há 12h sem responder e resolvi tentar responder rápido e acabei nem pesquisando na internet o gabarito

peço perdão, gente

e desculpa pedir, @Vitoria_Brito, não justifica a minha burrice :rofl:, mas sempre que der deixa o gabarito para a gente

obrigada por me alertar, João, vou prestar mais atenção! :woman_facepalming:t2:

fiz um desenho para ajudar na visualização porque fiz uma questão que era a mesma coisa que essa, mas tinha um desenho e percebi o quanto ajuda

image

os 3 desenhos representam 1L
a caneca tem o tamanho que está em vermelho (apenas o pintado em vermelho que são quatro retângulos)

se você colocar meio litro, ele ficará nos 3/4 mesmo (frasco do meio para a visualização)

Acho que ajuda hahaha