Fuvest- Química e Física

Tenho estudado física e química para Fuvest, mas meu rendimento nessas matérias é péssimo. Sempre que vou fazer uma prova erro quase td ou só acerto chutando. Por que o meu tempo de estudo não se traduz em mais questões acertadas( às vezes estudo bastante,entendo os conceitos, vejo e refaço os exercícios resolvidos, mas quando chega na hora H não consigo resolver)? Será que eu não sei estudar essas matérias? Será mesmo que uma falta de aptidão completa e que eu não vou aprender pq eu quero passar em direito na Fuvest e preciso tirar uma nota alta para isso?

Bom dia, @Smith_Ramaiana!
Assim como você, conheço muitas pessoas que se saem extremamente bem na parte conceitual de natureza ou até mesmo exatas, mas na hora dos exercícios complica um pouco…
A maioria dos exercícios de exatas ou natureza segue uma lógica padrão… caso você esteja vendo que está acertando muito pouco, o ideal seria entender o pq de estar errando, entender o pq da outra alternativa ser correta, fazer mais questões e assim vai!
Publica umas que você teve dificuldade aqui, tenho certeza de que nós poderemos te ajudar um pouco! Fica mais fácil quando a linguagem se dá de aluno pra aluno!

Oi, Smith, como está? Espero que bem! :smiley:

Assim como o Davi falou, posta suas dúvidas aqui, quem sabe conseguimos te ajudar!
Muitas vezes eu vejo as resoluções de cursinhos para algumas questões da fuvest e acho que eles não explicam tão detalhado.

Outra coisa, agora que você disse que já estudou as duas matérias, se eu fosse você, começaria a resolver as provas antigas (creio que seja o que você tem feito).
Repare que alguns assuntos são recorrentes. Há algumas questões de quantidade de movimento, por exemplo, que chegam a ser muito parecidas. A Fuvest deu uma mudada nos últimos 3 anos, mas não vejo uma mudança total na predileção dela por certos assuntos. Sendo assim, a melhor forma é se habituar com a prova mesmo, com a linguagem dela (algumas questões de física, por exemplo, ela gosta de deixar tudo em variáveis).
Além disso, há outras matérias que você pode ganhar pontos, não se esqueça delas. Para ir para a segunda fase você não precisa acertar tudo de tudo. Sei que a nota de direito não é baixa, mas aproveite que ela ainda te possibilita uma certa margem de erro e tente focar bem nas que você sabe.

Outra coisa, a Fuvest tem uma fama de vilã e eu realmente entendo, não é uma prova fácil, mas dentro de cada matéria há questões fáceis, médias e difíceis. A distribuição é muito boa, então tente fazer aquelas você sente que tem chances.

Respira fundo e posta suas dúvidas aqui para nós!