Genética de populações

Por favor, alguém poderia me ajudar com esta questão de genética de populações? Estou com dificuldades nesta matéria.

• Em uma população panmítica de 10.000 indivíduos, 9% das pessoas são do grupo sanguíneo tipo A homozigoto e 4% são do tipo B homozigoto. Quantos indivíduos tipo A, B e AB compõem, respectivamente, essa população?

Tipo A (homozigoto) = 10000x 9/100 = 900
Tipo B (homozigoto) = 10000x 4/100 = 400
Tipo AB (heterozigoto ) = 10000 x (100% - 13%) = 10000x87/100 = 8700

Oi, Miguel, tudo bem? Você poderia me explicar o porquê de desconsiderar o tipo A heterozigoto IAi e o tipo B heterozigoto IBi?

Boa noite Miguel. Muito obrigado pela resposta. Mas segundo o gabarito da prova seria 39.000 tipo A, 24.000 tipo B e 12.000 tipo AB. Acho que estão levando em consideração que o tipo A e o tipo B pode também ser heterozigoto, pois na questão só pergunta quantos do tipo a, B e AB, não especificam que seriam só os homozigotos. Porém, já fiz mil contas e não chego no resultado rsrsrs.

eu estou fazendo da seguinte forma, porém ainda não terminei

Vou chamar o i de O e o IA de A e o IB de B
Fenótipo A
Genótipos AA e AO
p² + 2pq
p² = 9/100
p= 3/10 = 0,3

AO = 2pr = 2.0,3.r = 0,6.r

Fenótipo B
Genótipos BB e BO
q² + 2pq
q² = 4/100
q= 2/10 = 0,2

BO = 2qr = 2.0,2r = 0,4.r

**AB = 2.p.q = 2.0,3.0,2 = 0,12

A + B + AB + O = 1
0,04 + 0,6.r + 0,09 + 0,4.r + 0,12 + r² = 1
r= -3/2 (não convém)
r= 1/2 (convém)

BO = 0,4.0,5 = 0,2
Total do fenótipo B = 0,2 + 0,04 = 0,24

AO = 0,6.0,5 = 0,3
Total do fenótipo A= 0,3 + 0,09 = 0,39

Prontinho e amém

Sendo sincera, EU NUNCA nem vi isso em vestibular

Laís, caso você tenha a resposta, iria me ajudar muito. Eu nunca fiz exercícios de genética de população para mais de 2 alelos, nisso estou confusa. Perdão hehe

nossa, Laís, desculpa, agora que vi que você já postou uma resposta. Minhas notificações do fórum estão bugadas!
Aliás, não sei se é só aqui, mas as notificações estão péssimas, só aparecem quando eu atualizo a página

Errei! llllllllllllllllllllll

hahah tudo bem!
é que eu tava quebrando a cabeça aqui e nisso pensei “nossa, tem um caminho muito mais fácil e eu não to sabendo chegar”

Oi Camila, boa noite!! Nossa muito obrigado!!! Eu estava aqui quebrando a cabeça rsrsrsrs essa questão é de um vestibular que prestei e não consegui fazer kkkk. Pensa bem, questão super extensa de resolver.

Acho vc muito foda @Camila. Parabéns. Pessoas com vc nós forçam a ser melhores. Desejo muito sucesso e muitos mangos(R$) para vc. Menina inteligentíssima :facepunch:t5::facepunch:t5::facepunch:t5::facepunch:t5::facepunch:t5::metal:t5::heart:

Nossa, Laís, sério? Que vestibular que é? Me avisa agora para eu nunca prestar HAHAHAHA

editizinho: mas pelo o que vi, conforme o número de alelos aumenta, é só você fazer a mesma relação que (p + q)² = 1

(p + q + r … z)² = 1 e por ai vai :blush:

Nossa, Miguel, por essa eu não esperava!!

Olha, aceito esse sucesso e principalmente os mangos vius HAHAHAHA, tá difícil por aqui!
Também te acho muito inteligente! Já vi suas resoluções, você manda muito bem em exatas!!
Fico muito feliz por você ajudar por aqui também, às vezes sozinha eu não dou conta (mesmo fazendo só para ajudar eu me preocupo com as dúvidas paradas hehe)
Te desejo tudo em dobro!!

Sim Camila, vestibular de medicina da Unifenas, faculdade que fica na cidade de Alfenas, no sul de Minas. Nossa mais uma vez muitíssimo obrigado mesmo, tenho dificuldade em exatas,e voltei a estudar agora pra fazer outra faculdade, então junta dificuldade com anos sem estudar matérias de ensino médio rsrsrsrs Nossa você é muito inteligente, parabéns!!

Nossa, agora está explicado hahaha. Meus professores falavam muito mal da prova da Unifenas, pois, segundo eles, não é uma prova que avalia um aluno que estudou para o vestibular. Sendo bem sincera, se você errou essa questão, é bem provável que 99% das pessoas tenham errado. Caindo naquilo que eu falei: se todos erram, como se avalia?
Enfim…essas particulares tem cada uma viu…

Mas oh, caso você preste as provas das faculdades públicas, pode ficar bem tranquila e não noiar com esse assunto, pois raramente cai genética de população e, quando cai, geralmente é com 2 alelos (amém haha)

Obrigada pelo elogio! Me senti muito querida nesse tópico :slight_smile:

O que precisar pode postar aqui que vamos te ajudando no que soubermos! Boa sorte na retomada aos estudos, vai dar tudo certo, sei como é retomar, mas é preciso ter força e logo logo tudo começa a fluir melhor! :muscle:t2: