Gramatica me dá pesadelos

Bom dia pessoal, quem souber o porque da B está correta e A não, poderia me explicar…
(IFCE) A oração sublinhada em “O próprio criado reparou que o amo estava nesse dia mais folgazão que nunca” (referência 2) é
a) subordinada substantiva objetiva indireta.
b) subordinada substantiva objetiva direta.
c) subordinada substantiva apositiva.
d) subordinada explicativa.
e) coordenada sindética alternativa.

2 Curtidas

Olá, Luana!

Então, na oração subordinada objetiva direta o objeto direto se encontra na oração subordinada e não na oração principal. Além disso, é importante analisar a regência do verbo, ou seja se ele é transitivo direto, indireto, direto e indireto ou até mesmo intransitivo. Vamos analisar:

Oração principal: O próprio criado reparou
Oração subordinada: que o amo estava nesse dia mais folgazão que nunca.

O verbo reparar é transitivo direto, logo ele demanda um objeto direto que no caso está contido na oração subordinada objetiva direta.

No caso, não poderia ser a alternativa A pelo motivo do verbo reparar ser transitivo direto. Caso fosse transitivo indireto poderíamos dizer que a oração subordinada é objetiva indireta, mas não é o caso.

Espero ter ajudado! Qualquer coisa estou à disposição!

3 Curtidas

Ahh intendi, achei essa questão muito confusa, para mim dava a mesma ideia de eu reparo EM você, mas muito obg pela ajuda…

3 Curtidas

Eu também fico meio confusa nessas questões, justamente pq nem sempre a nossa ‘‘intuição gramatical’’ está correta kkk…Nesse caso dá pra diferenciar bem pq a própria oração subordinada começa com que(já induz nosso pensamento para o objeto direto)

Peguei um exemplo aqui de subordinada objetiva indireta

• Ela gosta de que haja silêncio durante a aula.

E aí já dá pra perceber que vem preposicionada :blush:

3 Curtidas

Nossa que bizu incrível, vou pensar nisso quando for resolver questão desse tipo…
valeuuu :smiling_face_with_three_hearts: :smiling_face_with_three_hearts:

3 Curtidas

a @MRosa é um anjinho mesmo! :two_hearts:

3 Curtidas