História - Guerra do Paraguai

Boa tarde, alguém poderia me ajudar a interpretar essa charge, por favor?

História - Guerra do Paraguai Paragu10

Minha dúvida é quanto a parte: “TRÊS?!?”

Desde já, agradeço.

Oi, Pedro, como está? Espero que bem!

A interrogação ali se dá por conta da influência da Inglaterra na Guerra do Paraguai (isso de acordo com algumas historiografias mais antigas, algumas mais recentes já não trazem a Inglaterra com um papel tão relevante assim, mas para a maioria esmagadora dos vestibulares considere que sim!!).

Mas é isso ai hehe
Note também a faixa escrito Victoria. Isso é porque a rainha da época na Inglaterra era a Victoria :slight_smile:

Espero que te ajude!

Muito obrigado pela ajuda, Camila!
Você saberia me dizer qual foi a influência da Inglaterra nesse conflito?

Oii, Pedro

você chegou a ler algo sobre a Guerra do Paraguai? Poisa maioria dos livros traz sobre isso, fiquei preocupada agora haha

de qualquer forma, vou deixar um resuminho que achei, mas recomendo que leia sobre, ok? :slight_smile:

" Motivos da participação da Inglaterra

Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações europeias. Para a Inglaterra, este país era um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da Tríplice Aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina."

- Nova historiografia:

" Causas da Guerra do Paraguai

Diferentemente do que se pensava décadas atrás, as causas da Guerra do Paraguai não se relacionavam ao imperialismo da Inglaterra, pois estudos recentes, realizados a partir de comprovação documental, mostraram que esse conflito foi resultado do processo de formação e consolidação das nações da Bacia Platina.

Esse trecho citado baseia-se em novos estudos que atualmente são considerados a última palavra na historiografia da Guerra do Paraguai. Para mais informações sobre as causas da Guerra do Paraguai e as questões relacionadas a essa historiografia, veja o nosso texto. "

Eu deixei as duas historiografias, porém eu acho muito difícil um vestibular perguntar isso (na nova historiografia), a não ser que você tenha História aberta em sua segunda fase.

De qualquer, recomendo que leia sobre a Guerra do Paraguai ou procure alguma aula online e etc, certinho? :blush: