Https://www.mesalva.com/enem-e-vestibulares/materias/matematica-e-suas-tecnologias/matematica/completo/aritmetica-ii-simplificacao-de-expressoes/pnta-produtos-notaveis-e-fatoracao-i/pntaex-exercicios-de-fixacao/pntaex05

Alguém explica? Não entendi praticamente nada dessa conta :confused:

Oi, Fernanda, como está? Espero que bem! :blush:

Primeiramente, seja bem-vinda! Espero que goste daqui!

Sobre esse b², porque do MMC e etc, vou te deixar uma vídeo aula que ajuda muito o pessoal aqui do fórum quando possuem dúvidas feito essa:

Você não pode somar frações com denominadores diferentes (denominador é o número que vem embaixo) e, para isso, você precisa igualar os dois.

Nessa questão, para igualar, a pessoa multiplicou por b² em cima e embaixo.

image

Nisso, essa fração virou

b².b²/b² que foi somada ao a²/b²

com isso, ficamos com

(b².b² + a²)/b²

Veja se faz sentido! Qualquer coisa é só falar!

1 Curtida

Também fiquei com dúvida nisso, mas é só perceber que ele fez um MMC comum.
O MMC é usado quando há soma de duas frações com denominadores diferentes (número de baixo), para poder transformar as duas em uma só. Agora, a seguinte fração tinha 2 denominadores diferentes, sendo eles 1 e b²:
image
É preciso perceber que o MMC de qualquer número com o número 1 é ele mesmo. Por exemplo:
image
Logo, o MMC de b² e 1 é o próprio b². Disso você faz aquela regrinha do “divide pelo debaixo, multiplica pelo de cima”.
Isso fica:
image
Entendeu?
Eu prefiro fazer desse jeito já que foi como eu aprendi… Mas você também pode olhar o video ai em cima pra tentar de uma maneira mais simplificada.