Intemperismo Químico

A água é o único agente causador do intemperismo químico ?

A água é o principal fator, mas, não o único.
Em algumas pesauisas, vi que a temperatura, vegetação e clima são outros agentes que podem contribuir para o intemperismo químico.

Espero ter ajudado!!

1 Curtida

Olá @Daniele_Oliveira!

Vou tentar não te confundir (essa coisa de intemperismo químico X físico é esquisita mesmo):
De qualquer forma, intemperismos químicos e físicos como o que você está perguntando são mais conhecido como “agente exógeno” ou “agente externo” de alteração do relevo e essa terminologia é cobrada nas provas então vale a pena saber.

Sobre a água, é interessante você perceber que ela pode ser agente de intemperismo tanto químico como físico.
Por que?
Porque o congelamento e descongelamento (que gera expansão e retração) da água pode ser considerado um caso de intemperismo físico. Ao mesmo tempo, uma água um pouco mais ácido pode passar por rochas de pH mais básico e “corroerem” a rocha. Nesse segundo caso, o intemperismo é químico.

Mas, mais especificamente sobre sua pergunta, a água não é o único causador de intemperismo químico. Imagine que existe toda sorte de solventes químicos na natureza e criados pelo ser humano. Tente imaginar a água (ou qualquer outro composto químico) solubilizando frações dos materiais de uma rocha, por exemplo…

Espero ter problematizado a questão e em seguida simplificado ela novamente! :smiley:

2 Curtidas

Então, o da água eu resolvi. Não achei a questão dos outros, estão como exemplo entre as opções o solo, nuvem, vegetação, sol/calor, pressão atmosférica e atmosfera. Tá confuso porque a explicação que foi dada foram sobre essas, mas nem todas são agentes de intemperismo. É para ver quais são e quais suas funções e até agora na pesquisa que fiz só mostrou a água e o solo.