Interações intermoleculares e ponto de ebulição

Alguém poderia tirar um dúvida minha, por favor???
Na imagem mostra uma tabela com pontos de ebulição diferentes, de interação intermolecular do tipo dipolo - dipolo. A partir do momento dipolar eu sei qual terá o ponto de ebulição maior. Mas e se não tiver o momento dipolar??? Como irei saber, já que são substâncias com as mesma interação e massas quase iguais?? Na prova a professora deu uma questão deste tipo e pediu para explicar o por que que ada uma tem um ponto de ebulição diferente, quem puder me ajudar estará me salvando. Obrigada

Oi, Gi, como está? Eu de novo!

Nesse caso, você terá que montar os compostos e analisar individualmente. Porém, eu acredito que, sem a tabela , provavelmente dariam compostos mais fáceis para você notar a polaridade. Por exemplo: um alcano e um aldeído.
o alcano é dipolo induzido e o aldeído dipolo permanente. Sendo assim, o aldeído terá maior ponto de ebulição do que o alcano (como mostra a tabela).

Minha dica seria: não olhe os compostos assim na fórmula molecular. Monte a fórmula estrutural deles e analise.

Qualquer coisa, me fale! :slight_smile:

sim, mas ai e se ela me der substâncias do mesmo tipo de interações? Eu teria que saber alguma coisa em relação à fórmula estrutural dos compostos? Pq como ela me deu apenas o ponto de ebulição e alguns compostos eu fiquei sem saber o que explicar. Ou eu poderia explicar com base no que eu sei. Dizendo que talvez seja pelo momento dipolar ( mesmo sem saber eles )??

sim!
Por exemplo, eu não sei o valor do momento dipolar da água, mas sei que é maior que o do CO2, então isso não me impede de explicar o porquê que a água é líquida a temperatura ambiente e o CO2 gasoso. Fez sentido?
É que, no meu caso, eu estou acostumada a não ter o valor dipolar, nisso precisamos analisar apenas o composto

Outra coisa que é bom ter decorado é a fila de eletronegatividade

F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P > H.

Isso irá te ajudar em algumas casos para saber qual é mais polar e qual é menor.

" A eletronegatividade influencia na ligação entre os átomos, já que haverá a possibilidade de maior ou menor atração. O átomo com mais eletronegatividade atrai para si mais elétrons. A diferença de eletronegatividade entre os elementos determina se a ligação será polar ou apolar."

Porém, não sei quanto ao ensino superior, eu acho que alguns compostos você precisaria de mais informações do que apenas as fórmulas para poder analisar. Caso sejam compostos muito parecidos, mas, no resto, você precisar montar mesmo e pensar em todas aquela questão da polaridade e geometria das moléculas.

Por exemplo, o propano é apolar, por isso o momento dipolo dele é quase zero.
Já o éter dimetílico é polar

image

Porém, ele é menos polar que o cloreto de metila. E por ai vai.

Ah sim, muito obrigada. Não sei nem mais o que falar para você kkkkkk sempre me salva, eu estava em prantos aqui já. Obrigada de verdade por sempre esclarecer minhas dúvidas!!! Agora está tudo esclarecido, para mim :smiling_face_with_three_hearts::smiling_face_with_three_hearts::hugs::hugs: :two_hearts::two_hearts:

não fica assim não, mulher!! posta aqui que tento te ajudar!
vai dar tudo certo, viu?? :black_heart:

não precisa agradecer, gosto muito de te ajudar, você é muito educada e meiga!

vai sim :pray::pray: mas a minha situação está tão crítica kkkkkk mdds do céu. Estou dando meu melhor.
Ah, fico feliz em saber disso, obrigada :hugs::hugs:

isso que é o importante, Gi!, se você está dando seu melhor, porque pelo menos sua consciência fica tranquila (falo isso com experiência).
E não é por nada não, mas eu realmente percebo que você tem dado o seu melhor, você há meses sempre posta aqui pelo menos uma vez por semana. Quantas pessoas na graduação fazem isso? Entende?

Enfim. Fique calma! Estou aqui! :raising_hand_woman:t2:

Obrigada. Você falar isso foi bastante importante para mim!! :slight_smile: