Introdução da redação!

Eu posso começar o texto com um dado estatístico e depois desenvolver? ou é melhor deixar os dados para o desenvolvimento mesmo ???
Se eu não puder começar com um dado estatístico como eu posso começar?

pelo amor de Deus me ajudem

Oi, Isabel, como está? Espero que bem! :blush:

Vou te dar minha opinião, ok?
Poder você pode, a questão é que dado estatístico é uma prova concreta daquilo que você irá discutir na sua tese, certo? Dessa forma, você entende o quanto é importantes? Assim, eu considero que seria melhor você usar nos seus parágrafos de argumentação, pois fortalece o que você está discutindo.
Na introdução eu prefiro usar livros, filmes, séries, quadros, charges… São exemplos de repertórios que eu acho melhor para ilustrar o que será discutido e deixo dados, sociólogos e repertórios históricos para os parágrafos de argumentação.

Lembrando que não há uma regra para a redação, apenas algumas idéias que podem facilitar o seu desenvolvimento e fortalecer o seu texto. Cada um tem um estilo, então tente não se desesperar pois não há modelos fixos.

Espero ter te ajudado!

ps.: caso se interesse, pesquise “Redações Nota 1000 ENEM” e “Redações selecionadas pela banca da Fuvest”. Leia algumas e perceba que cada redação tem um estilo e, mesmo assim, são ótimas! Isso irá te ajudar a ter um norte na sua produção.

Aqui tem alguns exemplos de introduções de redações nota 1000 e uma seleciona pela Fuvest:

https://www.mesalva.com/forum/t/quero-realmente-tirar-essa-duvida/17837/3

Tenho algumas redações que fiz e tiraram nota 10 pela banca da Vunesp, nelas eu dei preferência para o uso de quadros. No Enem, as que eu tirei 920 eu acabei usando contos, livros e etc.