Introdução-redação enem

tema: a mulher no mercado de trabalho

" No Brasil, a desigualdade salarial se da início na Revolução Industrial, quando muitas mulheres entraram no mercado de trabalho, e já naquela época, o salário da atividade feminina era inferior ao do homem. Assim, a desigualdade de gênero, fruto de um machismo, devem ser combatidos. Dessa forma, é preciso não só debater os desafios da mulher no mercado de trabalho, como solução, mas como os direitos das leis do trabalho devem ser assegurados."

(6 linhas)

achei q ficou um pouco repetitivo a palavra desigualdade mas é isso… não sei se se ta bom ou não

Oi, Maria, como está? Espero que bem! :slight_smile:

Primeiro, uma dica que eu daria era sobre o contexto histórico. Achei bem legal você usar ele na introdução, porém, a revolução industrial, que você citou, é a conhecida na literatura histórica como a do século 18 que aconteceu ,primeiramente, na Inglaterra e, posteriormente, em outros países. Sendo assim, na industrialização brasileira, o que aconteceu foi uma perpetuação disso. Vale lembrar que o Brasil teve uma industrialização tardia (após a segunda revolução industrial). Dessa forma, eu acho que esse paralelo histórico poderia ser mudado para não correr o risco de uma incoerência histórica ou geográfica.
Além disso, a desigualdade salarial é fruto da desigualdade de gênero. Você tratar a desigualdade de gênero ali no parágrafo cria uma certa confusão, a meu ver, sobre o que será debatido. Eu não li a coletânea, mas o tema é “A Mulher no Mercado de Trabalho”. Você está indo pelo viés da desigualdade salarial, certo? O que você poderia falar, também, é do preconceito que as mulheres sofrem ao exercerem profissões que não são consideradas femininas. Acho que com esses dois aspectos você englobaria melhor o tema e você já teria o D1 e o D2.

Tentei fazer algumas alterações para te ajudar, mas não situei historicamente, deixei isso para você.

No mundo, a diferença entre os salários é praticada desde o início da Revolução Industrial, quando muitas mulheres entraram no mercado de trabalho e , (observar a vírgula) já naquela época, o valor da força de trabalho feminina era inferior ao valor da masculina (observar a regência e o paralelismo). Assim, a desigualdade salarial, fruto da desigualdade de gênero, deve ser combatida (analisar a concordância). Dessa forma, é necessário debater os desafios da mulher no mercado de trabalho para que os direitos, afirmados pelas leis trabalhistas, sejam assegurados, solucionando a situação.

Eu achei essa uma frase um pouco confusa, então tentei mudar a ordem. Além disso, uma dica que eu daria, era que você deixar bem claro o que você irá debater nos próximos parágrafos. Nesse caso, não fica tão claro e fica bem amplo. Sendo assim, essa última frase poderia ser trocada por uma que explicitasse o caminho que você seguirá no texto, fazendo com que ele tenha mais coesão e te garantindo uma nota maior, saindo dessa última frase que muitos estudantes usam e fazendo você se destacar! :blush:

Espero que te ajude!!