Lançamento vertical

Duvida sobre lançamento vertical: eu estava vendo o módulo sobre esse assunto, e o professor disse que ao chegar à altura máxima, o objeto fica com 0 m/s, para depois voltar ao solo; em atividades e exemplos dados esse tempo parado não foi considerado. Por que?
Além disso, também fiquei em dúvida porque eu achei que se por exemplo um objeto tem aceleração 10 m/s e cai durante 3 segundos, eu poderia somar: 10 (a velocidade no 1º segundo é 10m/s), mais 20m (a velocidade no 2° segundo é 20m) , mais 30m, dando o total de 60m percorridos nesses 3 segundos, o que não bate com a fórmula. Por que não posso fazer isso?

Oi, Ana, tudo bem? Espero que sim! :blush:

Ele fica com a velocidade nula e, instantaneamente, já volta a cair. Ele não fica parado no alto, por isso não consideramos esse tempo.

Sobre a aceleração: perceba que essas são as velocidades que ele atinge.
No primeiro segundo ele terá 10 m/s, no segundo segundo ele alcançará 20 m/s e no terceiro segundo ele alcançará 30 m/s, porém isso é a velocidade.
O exercício pede a distância.

Por exemplo, você acelera um carro até ele atingir 100 km/h. Isso acontece em alguns segundos, certo? Isso não significa que esse carro andou 100 km, significa que ele chegou em uma velocidade que, se mantida, em 1h ele andará 100 km.

Se você tem um objetivo siando do repouso com uma aceleração de 10 m/s², para saber o quanto ele andou em 3 segundo, você usará a equação de horária dos espaços (famoso sorvetão):

S= So + Vot + a.t²/2
S = 0 + 0 + 10.9/2
S = 45 m

vou deixar alguns materiais para te ajudar:

Espero que te ajude, qualquer coisa é só falar! :raising_hand_woman:t2: