Lei de Ohm - resistência

a resposta seria a letra A? Se não for e alguém poder me explicar, ficarei grata!

Um fabricante de resistores afirma que certos tipos de resistores têm resistência R = (75 ± 10%) kΩ.
Aponte entre as alternativas abaixo o que esta leitura quer dizer.
a) A resistência pode variar de 8 Ω para mais ou para menos do valor de referência.
b) A resistência pode variar de 10 kΩ para mais ou para menos do valor de referência.
c) Uma notação alternativa poderia ser escrita da seguinte forma; R = (75 ± 10) kΩ.
d) Uma notação alternativa poderia ser escrita da seguinte forma; R = (75 ± 8) Ω.
e) O resistor apresentará resistência que pode variar de 67 kΩ a 83 kΩ.

Oi, Giovana, como está?? :smiley:

Pelo o que eu entendi, a resposta seria a letra E.

Pensei o seguinte, aqueles 10% é a margem que temos.
O resistor tem 75 kΩ, ou seja, 10% dele seria 7,5 kΩ que é 7500 Ω.

Fazendo as contas, temos que a resposta mais aproximada é a letra E, pois ele pode variar de 67,5 kΩ até 83,5 kΩ

na primeira é apenas 8Ω, se fosse 8000, seria uma possível resposta (na minha opinião)

Na outras:

c) Uma notação alternativa poderia ser escrita da seguinte forma; R = (75 ± 10) kΩ.

Daria 85kΩ e 65kΩ, o que fica um pouco distante.

d) Uma notação alternativa poderia ser escrita da seguinte forma; R = (75 ± 8) Ω. não tem o kilo

Por isso eu acho que é a E. O que você acha?

Ah sim, pode ser isso sim, até pq eu não reparei nas unidades kΩ e Ω kkkkk devo ficar mais atenta a isso também. Eu não pensei dessa forma ainda mais que não prestei atenção ao kΩ e Ω, agora consegui entender o seu raciocínio, então você deve estar correta sim!! muito obrigada novamente!!! :clap::clap::smile::smile:

imagina! precisando é só falar! :smiley: :raising_hand_woman:t2:

ps.: unidade é uma coisa chata mesmo! já perdi muita questão por isso hahahaha