Linguagens - interpretação

Alguém pode me dizer por que a letra D está incorreta? O gabarito é letra C, mas vejo que tanto a C quanto a D coadunam bem com o que o texto diz… Fiz a inferência da D com base no último parágrafo

Ei Caio

Sou péssimo em linguagens e para piorar questões dessa matéria muitas vezes são extremamente subjetivas, mas vou dar minha opnião.
Comparando as alternativas C e D:

c) critica o comportamento de uma população em razão de um costume adquirido
d) problematiza a falta de perspectiva de um povo acostumado a clima controlado

A única diferença entre as alternativas são as partes negritadas, o restante das alternativas são iguais, só mudando algumas palavras.

Então uma fala sobre critica, o que realmente acontece. Já a outra fala sobre problematização, mas na minha opinião o autor não fala em nenhum momento que o costume é um problema exatamente, ele só argumenta o quão estúpido ele acha que isso é.

2 Curtidas

Muito boa a análise, João. Obrigado!
Analisando com calma, vi que, considerando que o texto é uma crônica, podemos pegar o objetivo dela e inferir a intenção do autor. Bem, a crônica tem objetivo de provocar riso ou, nesse caso, uma reflexão crítica sobre um fato cotidiano… Com base nisso e no contexto geral do texto, dá pra justificar bem a alternativa C.
Concordo contigo que ele realmente não traz isso como um problema social a ser resolvido, como diz a letra D

1 Curtida