Linhas conclusão redação

sempre aprendi nos cursinhos presenciais que uma conclusão perfeita tem q ter ± 10 linhas pra conseguir ser completa e valer 200. Acabei de assistir o corretor sincerão, e ele disse que a conclusão não pode nunca ser maior que os desenvolvimentos. Procede isso? to preocupada! Agradeço desde já!

Oi, Raíssa, como está? Espero que bem!

Olha, sendo sincera, 10 linhas ou mais eu acho muito, mas isso é minha opinião. Pense assim, caso você faça 12 linhas, é quase metade da redação. Eu acho isso muito, porque, por mais que a conclusão te garanta 200 pontos, tem todo o resto da redação que vale 800 e, se você não argumentar suficientemente, não adiantaria nada tirar esses 200.

Acho que, o que você pode fazer, é um introdução menor (6 linhas), nisso fazer os dois parágrafos centrais com 8 e o final com 8 também, por exemplo (não precisa ser algo tão rígido assim).
Já vi redações nota mil com 10 linhas na conclusão, mas uma introdução bem mais curta e o resto das linhas para a argumentação.

Peguei algumas conclusões de redação nota mil com menos de 10 linhas:

image

image

image

image

image

image

image

Pelo o que reparei, a maioria segue 6,7 ou 8 linhas
Com 9 ou 10 é menos frequente (mas também há redações com 10 linhas e nota 1000). Uma coisa que reparei (e nunca tinha parado para analisar) é que quase na maioria, a conclusão tem sim mais linhas que os parágrafos centrais individualmente (se somados não, claro).

Não sei se te ajudou, mas tente ficar calma. Se você sempre fez assim, faça assim.
Não é o número de linhas que conta, mas sim se você respondeu todos os elementos necessários para isso e detalhou. Se for com 6, 7, ou 10, você terá os 200 pontos. O importante é você não deixar de lado o espaço da argumentação para isso.

Tente ficar calma, ok? Caso queira se acalmar, aqui tem quase todos os textos nota mil do ano passado:

Tente ficar calma. Falo isso como uma pessoa que já se viu desesperada antes do Enem, mudou o texto última hora e perdeu MUITOS, MUITOS PONTOS. Siga o que vc treinou o ano todo.

Fique bem :hearts:

ps.: sei que falei várias vezes para você ficar calma, mas é porque eu sei o quanto é horrível o desespero nesse momento!

Muito obrigada Camila! Estou mais calma sim e adorei sua resposta! Por mais gente assim!!! bjao

que linda!! muito obrigada :hearts: