Mais uma dúvida de redação

redação_enem

eu tenho uma dúvida meio besta, mas é melhor se livrar dela logo.
Então se por exemplo o tema é “problemas das grandes cidades brasileiras” e nos textos motivadores fala sobre vários assuntos como problemas habitacionais, violência na cidade e baixa qualidade de serviços públicos. Eu posso apenas falar de um desses tópicos o texto inteiro ? ou tenho que falar obrigatoriamente de todos? ah e outra coisa também eu posso citar outro tópico além desses expostos ?

Bom dia, Isabel, tudo bem? Considero sua dúvida muito construtiva e de relevância, pois muitos estudantes não aproveitam de forma eficaz os textos motivadores ou não sabem utilizá-los, pois eles servem para orientar sobre quais pontos vc deve abordar. O importante é que você aborde sobre um ponto específico( assunto) e que se aprofunde nele, os textos motivadores dão as direções e vc que escolhe o caminho, pois se for abordar de tudo a que eles falam, não vai ter como defender e escrever uma proposta de intervenção a cada um deles( ou que englobe esses) a num ser que o tema seja bem direto, como “a persistência da violência contra a mulher”, em que os textos podem abordar sobre a cultura do machismo e déficit de leis que combatam esse cenário- e vc poderá usar os dois, mas mostrando sua autoria. Sobre o uso de outro tópico não abordado nos textos, você poderá usar sim, contando que não fuja da temática e que vc tenha bagagem sociocultural para sustentá-lo.

Oi, Isabel, como está? Espero que bem!

O Daywison já te respondeu, porém só vou fazer uma observação:

Se o tema é “problemas das grandes cidades brasileiras” e você escolher apenas um, você estaria abordando como se só existisse um problema.
Vamos supor, caso você fale o texto inteiro sobre violência nas cidades, quem ler sua redação achará que o tema foi
“violência nas cidades grandes”. Então, tome cuidado. Uma coisas é você utilizar como estratégia argumentativa elencar os principais problemas, outra é você discutir apenas um, isso pode gerar fuga ao tema. O ideal seria você discutir o porquê desses problemas existirem: falta de uma plano diretor, especulação imobiliária, como foi realizada a colonização do Brasil que não focou no planejamento das cidades e que levou a todos esses problemas e etc.

Só uma observação mesmo.

Desculpa responder correndo

Ótima observação, Camila, é fundamental mostrar a complexidade da problemática. Costumo mostrar dois pontos que se relacionem, pois fica mais tranquilo desenvolver os argumentos e, muitas vezes, resolvê-los com uma só proposta de intervenção. Tinha esquecido de enfatizar isso na resposta, obg pela atenção

Muito obrigada!! Só para ter certeza se eu entendi…
Então o ideal em temas muito abrangentes como esse é eu escrever como um todo e não focar só em um ponto, é isso?

É que esse tema que você colocou é um tema bem hipotético hehe, vou tentar pegar alguns exemplos para te mostrar quando eu estiver no computador, mas uma dica que eu daria é você procurar os temas das redações da Fuvest, por exemplo, ler a coletânea, ler o tema e depois ler as escolhidas pela banca como as melhores. Outra forma legal de se fazer isso é com as do enem, porém nas do enem o tema geralmente não é tão abrangente assim, mas sim um problema com várias causas e não vários problemas com várias causas hehe.

Isso me ajudou muito a subir a pontuação: ler redações que tiraram notas boas. Dê preferência para aquelas escolhidas pelas bancas ou as liberadas pelo inep, pois são redações escritas em situações reais de prova, pois há muitas redações na internet que a pessoa fica uma semana fazendo a redação, nisso você lê e pensa que ela fez em 2h, quando não é hehe

Nossa, acabei divagando, mas só para tentar te dar umas dicas hehe

Vou ler qual foi o tema das redações que tirei 10 para vunesp e ver se segui algum recorte específico. É que não lembro mesmo a coletânea hahaha

É sempre importante você mostrar a complexidade de um tema, se estar relacionado a problemas socioeconômicos ou culturais e etc… isso você poderá enfatizar logo na introdução e mostrar pq envolve esses fatores. No desenvolvimento você irá provar o porquê que eles são problemas que envolvem esses fatores e pode usar citações, acontecimentos entre outros para dar credibilidade…( ex: você pode falar o problema socioeconômico no 1°desenvolvimento e no 2° falar do problema relacionado à cultura ). Na conclusão, vc poderá criar mais de uma proposta de intervenção ( o Enem pede só uma, desde que seja completa). Sobre focar em um ponto, eu quis dizer que vc precisa dar ênfase a certos pontos na introdução, desenvolvimento e conclusão. Ex: sobre a educação a distância, você poderá abordar que na atualidade essa metodologia de ensino possui desafios socioeconômicos e culturais a serem superados, visto que há um déficit de inclusão digital…(arg1)…Aliado a isso, persiste na sociedade o preconceito em relação a esse…( arg2)- isso na introdução. No desenvolvimento vc prova o pq são problemas que impedem o desenvolvimento da EAD mostrando dados e outros conhecimentos. Na conclusão, vc irá criar um proposta de intervenção baseado nos pilares( família, igreja, ONGS ou Estado) sendo que cada proposta terá que ter participação de um desses( tanto sozinhos quando em consonância). Desculpa ser pouco claro na primeira resposta e te confundir