Máquinas Elétricas


#1

As máquinas rotativas apresentam propriedades especificas, sejam geradores ou motores, de corrente alternada (CA), síncronas ou assíncronas, ou continua (CC). O texto a seguir apresenta lacunas a serem preenchidas: “As máquinas síncronas apresentam … O gerador produz … , em geral na … Hz, e motor produz … e velocidade. A máquina assíncrona, ou de …, apresenta … . Se o escorregamento for positivo a máquina é um … e se for negativo é um … As máquinas CC apresentam … Hz”
Indique a alternativa que apresenta a ordem correta do preenchimento:

a) rotação constante – torque – frequencia 60 – tensão – indução – escorregamento – gerador- motor – frequencia 0 Hz

b) escorregamento – tensão – frequencia 60 – torque – indução – rotação constante – motor – gerador – frequencia 0 Hz

c) rotação constante – tensão – frequencia 0 Hz – torque – indução – escorregamento – motor – gerador – frequencia 60 Hz.

d) rotação constante torque – frequencia 60 – tensão – indução – escorregamento – motor – gerador – frequencia 0 Hz

e) rotação constante – tensão – frequencia 60 – torque – indução – escorregamento – motor – gerador – frequencia 0 Hz.


#2

As máquinas síncronas apresentam rotação constante (chamada velocidade síncrona). O gerador produz tensão, em geral na frequência 60 Hz, e o motor produz torque e velocidade. A máquina assíncrona, ou de indução, apresenta escorregamento. Se o escorregamento for positivo a máquina é um motor e se for negativo é um gerador (o escorregamento é dado por: s = ns-n/ns*100%. Se a velocidade for menor que a síncrona, s é positivo e a máquina opera como motor. Se a velocidade for maior que a síncrona, s é negativo e a máquina opera como gerador). As máquinas CC apresentam frequência 0 Hz por não gerar corrente alternada.
ALTERNATIVA E