Matemática do ENEM

Visto que não consegui contato com a Cá via Mensagem Privada, criei esse tópico pra ver se ela responde. Qualquer coisa eu apago esse tópico, ou mudo o nome, pra ajudar os colegas.

Mensagem do nosso pilar do fórum, Cá: ''não sei se interessa, mas já tirei mais de 850 em mat no Enem. Ano passado, mesmo fazendo mais pontos, eu cai para perto dos 830. Sei que tem gente com nota bem maior, mas posso tentar dar alguma dica do que me ajudou a passar dos 800. Eu acho sempre válido as trocas de informações hahaha. Enfim, só me falar!"

Tem como nos passar os macetes da arca dos 800 pontos, Cá?

2 Curtidas

Interesse público isso ai hein kkk.

Meu último ENEM em 2014 eu consegui a façanha de tirar 878 em matemática, acertei 41 ou 42 questões. Mas como hoje em dia não estou conseguindo repetir a dose fazendo as provas antigas do ENEM, estou bem interessado o que a @Camila vai falar.

3 Curtidas

Olá pessoas!

Oi, Alex! Sobre minhas mensagens privadas, eu precisei fechar, porque nem todo mundo é muito amistoso comigo (sim, gente, acontece, mas vamos seguindo hahaha). Vez ou outra eu volto a abrir. Faço isso mais para me proteger mesmo. Aliás, gosto quando me chamam de Cá! :blush:

Como eu falei, eu sei que tem gente que vai muito melhor, mas acho que toda dica pode ser válida, porque, afinal, eu não fui tão bem hehe. Eu vim de um ensino bem deficiente em matemática e errava muita coisinha básica.

Sobre os mais de 800 no Enem. Primeiro, eu sou muito ruim para lembrar minhas notas por Ciência, porque como presto vários vestibulares, eu acabo lembrando mais as notas dessas provas. Eu sei que ano passado eu fiz por volta dos 36 em matemática. Mas todos os anos que fiz perto de 30 ou um pouquinho mais de 30 eu acabei fazendo perto dos 800. Muitas pessoas que conheço também ficam nisso. Outros, até com 26/27 tiraram 800.
Isso do TRI realmente influencia né?

Agora, o que eu fiz que me ajudou: eu tinha um hábito de achar que o Enem era igual as provas que eu prestava. Eu lutava nas questões igualmente. Por exemplo, na Fuvest, se tinha uma questão de log (assunto que eu gosto), eu ia e fazia, porque mesmo sendo difícil, tomando um tempo um pouco maior que uma questão simples, ela iria me valer 1 ponto e, na Fuvest, 1 ponto te coloca ou te tira da segunda fase. No enem, eu via uma de log e seguia fazendo. O que eu comecei a fazer? Eu comecei a pular, mesmo sendo algo que eu goste, porque eu fazia ela, de certa forma me desgastava, acertava e errava uma daquelas básicas por distração/cansaço. Ao final, isso pesava muito no meu TRI. Ainda pesa, porque eu vivo errando questão simples, mas pule sem medo e, nas simples, redobre a sua atenção e, se sobrar tempo, tente confirmar o resultado!

Outra coisa que me ajudou: fazer matemática e alternar com algumas de biologia, porque me ajudava a dar uma relaxada na mente (mas é algo pessoal). Quando eu cansava das contas, eu tentava ou achar uma questão sem contas ou ia para biologia. Ou, também acho válido, respirar fundo, olhar para a lousa e relaxar a vista. Oxigenar o cérebro faz bem.

Eu não vou bem na prova de matemática do Enem, nunca fiz mais de 40 igual ao João. Uma opinião minha, é que acho que ela não favorece tanto o aluno que realmente estudou toda a matemática, porque você não terá uma questão de polinômio ou uma de GA aprofundada. Ela bate muito nos mesmo assuntos e em **interpretação de texto, o que acaba prejudicando quem gosta mais da matemática pura. Falo isso porque, não somente comigo, mas vários amigos que fecharam provas de matemática dos vestibulares acabam indo mal no Enem. Tenho um colega que prestava ita e fez 35 no Enem.

A prova mudou de 2014 para cá (acho que o João percebeu hehe). O nível subiu bem, mas algumas coisas que eu acho importantes:

• Conversão de unidades. É algo que eu considero importante saber, porque vejo que tem gente que acaba perdendo pontos por isso. Aqui no fórum mesmo, a pessoa faz a questão inteira, mas erra na hora de converter m³ para litros. Se você tiver dificuldade e demorar muito para isso, faça um flashcard e decore: 1 m³ = 1000 litros (só um exemplo, há outras conversões importantes)
  • Revise as fórmulas: faça flashcards com elas, coloque na parede. Eu colocava no espelho do banheiro e ficava olhando enquanto escoava os dentes haha. :sweat_smile:
  • Não tenha vergonha de fazer listas básicas! Inclusive, sobre isso de conversão de unidades e potências de 10. Vejo tanta gente que sabe as partes mais difíceis, mas era lá no finalzinho no básico. Eu já fui essa pessoa e precisei tomar coragem e falar “tá, eu erro divisão, vou treinar divisão, não adianta eu saber log se não sei dividir”
  • Estudando, sempre que der, faça as contas a mão. Eu cometi por muitos anos o crime de fazer com calculadora quando batia a preguiça (por isso errava contas)
  • Coloque um cronômetro tente fazer 5 ou 10 questões no modo desespero (essa dica foi um professor de mat que me deu). Pegue um cronômetro e coloque 5 minutos para 5 questões. Veja como você se sai fazendo contas em uma situação que o tempo está correndo contra você. Eu percebi que eu errava muito.
  • As questões que eu tenho certeza eu passo direto para o gabarito.
  • Essa dica eu não fiz muito no Enem, mas fiz nos vestibulares: treine com questões antigas, veja resoluções comentadas.

Agora, uma opinião pessoal também, eu acho probabilidade um assunto que, muitas vezes, mesmo quando você estuda muito, você acaba errando (comentei isso esses dias com uma amiga minha que passou em Engenharia aqui na USP). Não estou desestimulando ninguém a estudar, pelo contrário, precisa estudar. Porém, geometria também costuma cair e, mesmo as mais difíceis, são possíveis de serem feitas por quem estudou bem a geometria. Não se esqueçam da geometria!

Percebi, também tirando dúvidas aqui no fórum, que as pessoas se enrolam em geometria por esquecer as fórmulas. Já vi gente que trocou fórmula da área do triângulo equilátero pela da altura (volta naquilo de revisar sempre).

Uma dica que me ajudou na conversão de unidades: se a questão pede a resposta em m³ e deu toda as dimensões em cm, não deixe para converter para m³ quando chegar na resposta em cm³. Mude para m todas as dimensões. É muito mais fazer converter em uma situação de estresse de cm para m do que de cm³ para m³

Vou tentar ir pensando em mais coisas, mas quem quiser complementar. Como disse, sei que não fui tão bem, há muitas pessoas que tiram notas maiores, mas, como disse também, vim de uma base muito ruim em matemática, então foi tudo muito conquistado hehe.

O que precisarem e eu puder ajudar, estou aqui! :raising_hand_woman:t2:

4 Curtidas

Valeu, Cá!!! Dicas 10! Vai servir pro ENEM e pros outros vestibas (Vou atirar pra todo lado, de ENEM a FAMERP). Agradecemos por disponibilizar seu tempo pra auxiliar os colegas. Meu primeiro ano só de vestibular. Sei que o caminho é longo, mas vale a pena.

3 Curtidas

ah, imagina! Eu gosto mesmo de fazer isso!

Eu costumo ir melhor nas provas da Vunesp (Unesp por exemplo), então, quando quiserem dicas haha. Inclusive, coloquei aqui um pdf de uma amiga que passou na Unesp em Medicina estudando sozinha.

Fico feliz que te ajudei, Alex!

Só lembrando, são dicas minhas, o que funcionou comigo, não necessariamente pode funcionar com você. Tente filtrar e ver o que você acha melhor para a tua realidade :blush:

2 Curtidas

Eu vi o pdf da Malandra, kkkk. VUNESP eu tô mais habituado. Vai ser meu primeiro ENEM esse ano :cold_sweat:. Fiz a FUVEST 2013 esse fim de semana e fiz 53/87 (faltaram 3 do mesalva). Não sabia nada de física e mat (por enquanto!).

2 Curtidas

Sinceramente… Cá sempre sendo uma base por aqui…valeu, de coração mesmo :heart::heart::sparkles::sparkles:

2 Curtidas

HAHAHA. Amo que minhas amigas estão famosas! Ela é um doce de pessoa! :two_hearts:

Sobre sua nota da Fuvest, acredite, foque que dá para subir! Conheci uma menina que subiu de 59 para 71 em um ano.

e @Julia_Clabunde, você é incrível! Fico feliz por te ver aqui (sei que sua vida é corrida) e, mesmo assim, você tira um tempinho para vir aqui espalhar amor :blush: :two_hearts:

3 Curtidas

:0 Caracas. Deu um ânimo a mais agora, em.

1 Curtida

Oi , Camila. Olá a todos !
Estou visitando esse fórum pela primeira vez esse ano 2020!

Olha, estou querendo voltar a assinar o MeSalva e voltar a estudar para o enem… inclusive você me ajudou muito em 2018, quando estava tentando , rsrs

Além do vestibular, tenho outros sonhos também, vou relatar isso a posteriori.

Mas desde já, digo que vale a pena estudar em equipe, principalmente para ajudar as pessoas com menor grau de instrução.

Boa noite a todos!! S2 Igor

4 Curtidas