Matemática - formatos poliétricos

Screenshot_2019-09-05-15-23-45
Gabarito: B
Alguém tem alguma dica, além da formula euler , para eu encontrar o número de vértices ou o número de arestas?

Oi, Vane!!
como você está? Espero que bem! :heart:

Eu tinha lido esse seu post esses dias e voltei nele ontem. Eu não sei fazer sem a fórmula não.
Porém, caso o seu problema seja lembra a fórmula (o que foi o meu por muito tempo), tem uma frase que o pessoal usa:

Vamos Fazer = Amor a 2
V+ F = A + 2

Sobre como achar o número de arestas, você sabe como realizar essa parte?
Qualquer dificuldade que você tiver, me fale!

Vou ficar te devendo essa, mas qualquer dúvida é só postar aqui!

ps.: nessa questão, você precisaria saber quais são as faces de cada um, o que eu achei um pouco diferente, porque geralmente isso é dado para o estudando (pelo menos nas provas que eu faço). Vou pesquisar outras questões sobre esse assunto, porque não costuma cair muito nas minhas provas e, quando cai, é aplicação direta da fórmula mesmo.

Oiiii Cami maravilhosa :heart: no meu caso eu consigo lembrar da fórmula, apenas não sei um modo mais fácil para encontrar vértices ou arestas para usar essa fórmula.

imagina, Vane!
eu imaginei que o que estivesse atrapalhando fosse o número de arestas mesmo.

Para lembrar o número de arestas, você precisa saber a figura que compões a face.

Vamos pensar no dodecaedro, ok?

São 12 faces pentagonais

Ou seja, cada face tem 5 arestas, certo?

Porém, note que cada aresta é compartilhada por duas face, então, ao fazer as contas, você dividi por 2. Repare que na imagem que coloquei, a aresta em verde é compartilhada pela face que pintei de roxo e a face que pintei de laranja

Número de arestas = faces.arestas por face/2

Você fará isso com todas as figuras, pois em todas as arestas serão compartilhadas por duas face!

Ahhhh sim , agora entendi . Muito obrigadaaaaaa :heart::heart::heart:

imagina, Vane!!! :heart:
qualquer coisa é só falar!

Vamos fazer amor a dois foi ótima, kkkkkkkkkkkkkk

HAHAHA um professor falou em sala de aula e eu decorei. Eu gosto de mnemônicos :rofl:

Vou usar… Agora não esqueço mais…