Matrizes - matriz inversa

determina a matriz inversa, caso exista (2 0) ( o 2 e 0 zero fica em cima) e 4 -3 fica embaixo , eu sei o que tenho que fazer, porém fala: “caso exista”. Como vou saber se ela existe ou não?? No final eu tenho que simplesmente multiplicar pela original, para dar a identidade, ou tem outra maneira de saber se a original tem inversa ou não?

Oi, Gi!!

Para saber se existe uma inversa, você precisa calcular o determinante e, se for diferente de zero, a matriz admite inversa!

Lembra que quando você multiplica uma matriz pela sua inversa, você obtém a matriz identidade?

Sendo assim, a inversa é 1/ pela matriz original.
Se o det dessa original for zero, essa divisão não existe. Lembra que não se pode dividir por zero?

image

Sendo assim, você precisa verificar o determinante primeiro.

Era essa a sua dúvida?

Aaaaa sim, uma coisa simples que se passa despercebido. Correto!! Obrigada mais uma vez!!!

imagina! eu não acho simples não haha eu odeio matriz :rofl:

kkkkkkkkkk entendo. É muita coisa para você saber e guardar kkkk, já não é atoa que fui mal na prova :joy::joy: kkkkkkk (rindo de desespero)

simm! minha sorte é que não costuma cair nas minhas provas, só em algumas, mas, geralmente, é só multiplicação de matriz (espero que não me peguem de surpresa! HAHAHA)