Mencionando livros na redação

Boa tarde!

O dia da prova está chegando e, enquanto revisava uns repertórios, surgiu uma dúvida a respeito de dois livros que eu poderia usar na redação, dependendo do tema que cair. Um deles é um livro da historiadora Mary del Priore, o problema é que o título é muito extenso: "D. Maria I: as perdas e as glórias da rainha que entrou para a história como ‘a louca’ ". O outro é do Tom Phillips, apesar do tom de humor nele contido, ele possui muitas referências históricas que eu poderia utilizar, juntamente com a crítica que o autor expõe. No entanto, o título é polêmico: “Humanos: uma breve história de como f*demos com tudo”. Se eu só citar o autor, e não o título, ficaria uma informação incompleta, certo? O da Mary del Priore, eu poderia improvisar diminuindo a letra na redação, não sei se eu poderia escrever apenas “D. Maria I.”. Já o do Tom Phillips é complicado por causa do palavrão, mesmo censurado, imagino que possa não ser aceito. Alguém poderia me ajudar?

Oi, Suelen, como está? Espero que bem!

Entendo essa sua dúvida porque já tive. Eu não sei como isso funciona no critério de correção, mas, usando a minha nota de exemplo, várias vezes eu não coloco o nome do livro quando é longo e eu não tenho muito espaço. Nesse caso, eu fiz assim:

“Para o britânico Aldous Huxley, uma sociedade tende ao conformismo em frente de a situações como essa, pois é um caminho, aparentemente, mais fácil a se seguir”

Isso que eu citei é de um livro que chama " Sobre a Democracia e Outros Estudos".

Eu não tinha linha sobrando para colocar e, por isso, ocultei. Minhas notas ficaram assim:

Notas

image

Eu tirei 920 4 vezes no Enem e eu coloco o nome quando tenho linhas sobrando ou quando acho relevante. Sei que não é a melhor nota do mundo comparando com a nota de muitos, mas usei de exemplo para mostrar na onde fui penalizada.

Caso fossem me penalizar, creio que me penalizariam na C3. Ao final, fui penalizada na gramática e na proposta de intervenção, então acredito que ausência do nome do livro não foi levada em conta.

Nessa mesma redação, eu coloquei o nome do livro de um historiador, mas porque era curto. Olhe:

“Eric Hobsbawm concluiu em “A Era das Revoluções” que a superestrutura teve poder para mudar a infraestrutura da época. Congruente ao pensamento do britânico, tem-se a escola…”

Só coloquei aqui para tentar te dar alguma luz até domingo.

Qualquer coisa, alguém melhor capacitado poderá te ajudar!

ps.: agora que notei que repeti a palavra britânico duas vezes na minha redação.

Oi, Camila!

Estou bem, obrigada! Espero que também esteja tudo bem contigo.

Nossa, muito obrigada por usar o seu exemplo, assim fico mais tranquila em apenas mencionar o autor do livro. Eu temia que isso pudesse descontar da pontuação, mas evidentemente não desconta, como foi no seu caso. Ademais, parabéns pela sua nota! Ela é SIM um notão e serve de referência. Redação nunca foi o meu forte. Espero obter uma nota melhor esse ano através do que aprendi aqui no Me Salva!. Estou bem mais confiante após ter assistido às aulas da plataforma, confesso.

Um abraço, Camila!

eu estou bem também! Obrigada por perguntar, achei muito educada! :blush:

Deixei a vista pedagógica da nota, assim você consegue ler melhor sobre cada competência.
Então, eu não sou professora de redação, mas gosto de dar alguns exemplos com notas minhas para mostrar que algumas coisas são possíveis sim. Não sei se é o correto ou não, mas, enfim, deu certo ( e costuma dar em outras bancas também).
Eu sempre penso que o mais importante é você saber conectar idéias e etc do que saber monte de nomes, frases, dados e não saber linkar com o assunto. Mas, novamente, é minha opinião hehe.
Muito obrigada pelos parabéns!! É que às vezes o pessoal só quer dica de quem fez 1000 ou 980, sei lá haha, ai fico sem graça

Sobre a sua confiança: fico muito feliz que está confiante!! Isso é importante viu?? Pior coisa é ir para a prova insegura (falo isso com experiência própria, já cheguei a passar mal de ir para enfermaria - sim, tem uma enfermaria no prédio que fazemos enem HAHAHA).

Espero que você faça uma ótima prova domingo, ficarei aqui na torcida!

ps.: só de ler isso que você escreveu já deu para ver que você escreve bem sim. Acho que a redação não ERA seu forte. hehe