Moralidade e legalidade - enem

Boa tarde! Alguém pode explicar essa questão, se possível, com a diferença entre moralidade e legalidade.

E importante não confundir moralidade — certo e errado — com lei. E claro que a moralidade e a lei muitas vezes coincidem. Por exemplo, roubar e matar e moralmente errado. Também é contra a lei. Mas a moralidade e a lei não precisam coincidir.
LAW, S. Os arquivos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Quando ha discordância entre moralidade e legalidade na sociedade, ocorre a exist8ncia de

a) uma legalidade laica.
b) leis fundadas em valores morais.
c) ações ilegais como sendo imorais.
d) leis injustas na sociedade.
e) normas que opõem lei e justiça.

Oi, Sara!

Achei bacaninha essa questão, ein. Vou tentar explanar alguns pontos:
A começar por entender essas coisinhas.
Moralidade, a moral, orienta a conduta do indivíduo em sociedade. Está ligada com os valores e a cultura e costumes de dado grupo. A pessoa, portanto, que vive dentro dela, que segue tais regras é um indivíduo moral.
Agora, consoante a legalidade, irá englobar ao que é previsto por lei. Muitas das vezes coincide com a moral, mas nem sempre é assim.
Retirei esse trecho de um site de direito, olha: “Por exemplo, o furto de uso (quando alguém retira um objeto de outra pessoa sem sua autorização, usa e depois devolve) não é ilegal pois não está previsto na lei penal, mas é obviamente imoral. Alguém usar a verba pública para beneficio próprio pode até não ser ilegal, mas certamente é imoral, pois a sociedade hoje em dia não aceita esse tipo de comportamento.”
Então, caso não haja um diálogo correto entre moralidade e legalidade, algumas leis injustas podem ocorrer. Se alguma lei ou moral ferir algum algum grupo, de fato vai culminar em uma injustiça.
Eu não sei se fui muito clara quanto a isso. Mas qualquer coisa algum prof pode esclarecer um pouquinho mais. :sweat_smile:
link útil: http://direito.folha.uol.com.br/blog/legalidade-moralidade-e-impessoalidade