Não entendi nada da questão

image
De que modo a obsessão pelo branco é vista no Simbolismo?
Ps: Eu sei que o simbolismo ve o branco como a pureza ,iluminação. Mas n sei se é isso que a questão está perguntando

Oii,bom dia!!!
O Cruz e Souza, um dos principais expoente do simbolismo e autor desse poema, era negro e sofria muito com racismo exacerbado da época e isso tinha obsessão pela cor branca - manifestada por sua condição racial e a tentativa de superá-la - isso decorria da busca por imagens claras e até mesmo a cor branca, por exemplo pelo poema é visível nos trechos “ò monja branca”, “E ondulam névoas” , remetendo a neve branca, “No flórido noivado”, remetendo a noiva e o novado em sim onde é predomina a cor branca…
Espero que tenha intendido…

Mas essa obessesão que ele tinha era uma forma de combater o racismo ou era para representar a cor branca como melhor?

Acredito que para se aproximar mais da cor branca, sabe, como se quanto mais ele falasse sobre a cor branca, mais ele ficava “mais branco”, como uma forma de se “proteger” contra o racismo da época, ou até como uma critica implícita ali no poema, mas acho que depende muito da interpretação dos poemas dele…

1 Curtida