O que ler para uma boa redação


#1

Olá, gostaria de saber o que ler para um melhor desempenho nas redações do enem, onde posso encontrar os textos dissertativos, se possível indicações de livros.


#2

Eai, Rafael! Tudo bem??

Então man, os temas costumam sempre ser bastante variados, mas sempre com uma temática em comum, como bem estar social, igualdade social e meio ambiente, portanto, recomendo que comece lendo outras redações notas 1000 e aprenda bem como eles colocam os argumentos e estruturam a redação.

Além disso, praticamente todo tema pode conter uma ressalva quanto algum fato histórico, obras artísticas (de qualquer âmbito), citações e ideias de filósofos e por aí vai. Logo, tudo que vc ler e aprender pode ser usado de alguma forma em um texto dissertativo, vai depender da sua criatividade. Já li um texto sensacional que fazia a relação do tema com uma senoide (função seno), e fazendo um paralelo quanto à sua ciclicidade.

Enfim, procure por temas e autores que vc gosta e foque principalmente em como criar um argumento em cima de algum conhecimento adquirido para ter uma redação autoral.


Sobre recomendações, não sei o que indicar ahhahahahah vou deixar essa para os outros membros! KKKK

Espero ter ajudado!!


#3

Livros de política/economia topperson:

O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota - Olavo de Carvalho
A mentalidade anticapitalista - Mises
O Marxismo desmascarado - Mises

Esses são os primeiros que me veio à mente (e logicamente da minha inclinação política)
Mas não se esqueça de ler os dois lados, leia Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, O Segundo Sexo da Simone de Beavouir e Scum Manifesto da Valerie Solanas, Manifesto Comunista (famoso), e por aí vai…

Assim, você se encontra nesse “mundo de guerra” da política.

A minha principal dica para os livros é ler aos poucos, tipo um capítulo a cada 3 dias, para dar tempo de digerir e refletir sobre o que está escrito, fazer fichamento de cada livro (isso ajuda MUITO) e discutir sobre os livros com a galera


#4

Mas assim, não precisa ler esses livrões para argumentar legal nas redações. Leia para crescer, mas não puramente para ter o que escrever na redação. Muitas vezes não é possível dar a própria opinião na redação porque a proposta não te deixa alternativa. Se você é contra o aborto, mas a proposta te manda escrever sobre os benefícios da legalização do aborto, você não pode sair escrevendo a sua opinião (que na verdade não há beneficios). Mas assim, acontece e o mundo não vai acabar por isso.

Resumindo, se for para ter esse grande investimento de tempo e esforço para ler esse livros SÓ para argumentar legal na redação do ENEM, nem se dê o trabalho. Dá para argumentar muito bem sem isso. O Vini explicou

Há muitas alusões e argumentos que são facilmente retirados das matérias que a gente tem na escola.


#5

Olha, não leia esses livros se você quer fazer uma boa redação, mas se for ler, que seja de forma crítica. Dos motivos que posso elencar:
Os dois são uns atrasados mentais pra época, mises, por exemplo, era chamado de iluminista que nasceu 200 anos atrasados;
Mises escreveu livros de 1000 páginas que podem ser resumidas em 100, foi um cara que pensava de forma simplória a economia, dá pra substituir a sua leitura por 1 livro de economia básica qualquer.
Olavo não entendeu a maior parte das coisas que leu e ainda sofre de paranoia, que ele não trata, então os textos deles são extremamente duvidosos;
Além da qualificação dele: astrólogo. Não é de se espantar que ele não tenha entendido a maior parte das obras que ele leu;
Mas, se tiver curiosidade, o melhor livro dele é Jardins das Aflições, que ele escreveu antes de ter o surto psicótico;
O liberal conservadorismo não faz sentindo, são ideologias opostas, que são impossíveis de caminharem juntas, o que os pensadores liberais conservadores fazem atualmente é uma gerigonça teórica pra dar certo.

Se quer ler pensamento liberal, procure ler liberais competentes em seu pensamento, que realmente construíram uma lógica, que são usados e citados, que são realmente importantes pra entender o pensamento liberal. Montesquieu, John Locke, Tocqueville, Max Weber(Inclusive ele está toda hora criticando Marx), Rosseau, Hobbes, Aristóteles e etc… Se você usar qualquer um desses terá muito mais valor do que Olavo de Carvalho. Agora se você quer entender o pensamento liberal-conservador brasileiro, só o Jardins da Aflição não é bom, nem suficiente, teria que ler outros, como o Vélez, antigo ministro da educação, antropólogo e que tem muito mais respaldo do que um astrólogo.

Segunda coisa, não existe esse negócio de lados. Isso é invenção da internet, o comunismo, quer os liberais queiram, ou não, é uma vertente do liberalismo (não confunda Comunismo e Socialismo). A “esquerda” é um mito, o que tu tens são filosofias que pensam em mais igualdade e menos igualdade para os homens e tentam trabalhar nisso.

Terceira coisa, leia sim para fazer uma boa redação, nunca um tema da redação será “Os benefícios do aborto”, pois o aborto é um tema que meche com os direitos humanos em quesito direito a vida e direito ao corpo, quem fala desse tipo de coisa é liberteen conservador que não entende muito bem como o mundo funciona e está iludido por ideais pseudo liberais atrasados. Reserve um tempo pra ler 10 páginas por dia e verá que sua redação vai melhorar e deixe-se ler outras coisas que não são matéria pro enem pra despertar teu interesse por outras coisas.