Ondulatória - Maratona ENEM


#1

Oi! Estou com uma dúvida em relação à esta questão:

(UFMG) Enquanto brinca, Gabriela produz uma onda transversal em uma corda esticada. Em certo instante, parte dessa corda tem a forma mostrada na figura a seguir.
A direção de propagação da onda na corda também está indicada na figura. Assinale a alternativa em que estão representados CORRETAMENTE a direção e o sentido do deslocamento do ponto P da corda, no instante mostrado.

Link: https://www.mesalva.com/enem-e-vestibulares/exercicios/fisica/ondulatoria/ondulatoria-lista-1/eondex3?context=maratona&tema=curso

Não consegui colar a imagem aqui… mas coloquei o link para conseguirem visualizar. A resposta é a letra B. Por que a oscilação (no caso o sentido que o exercício me pede) é para cima, se o ponto P , ao meu ver, iria para baixo, conforme a direção da propagação? Alguém poderia me explicar por favor?


#2

@Leticia_Fortulino_Trajano olá!

É meio intuitivo pensarmos q seria mesmo pra baixo, mas observe esse vídeo: https://youtu.be/j78tr_6c3tA

Se vc notar as partículas não saem do lugar, ou seja, elas sobem de descem( do máx ao mín ). Ficamos então com letra B ou D. Agora como a direção é a direita, a crista está se aproximando do ponto P, logo B, é o gabarito.
kkk


#3

vou deixar esse gif para ajudar!

Letícia, se você olhar fixamente para a bolinha amarela, por exemplo, repare que ela tem sempre a mesma abscissa que é 1, porém, assim como o Kaião falou, quando a crista chega, ela sobe e quando o vale chega ela desce :slight_smile:


#4

Obrigada!! Ajudou muito!:smiley: