Plano de texto do tema " O aumento dos problemas ambientais pelo descaso humano com a natureza"


#1

Pessoal, eu estou fazendo planos de texto nestas últimas semanas e enviando as redações, então adoraria sugestões de melhoria ou mesmo inclusão de informações neste. Muito obrigado!

Tema: O aumento dos problemas ambientais pelo descaso humano com a natureza

Tese: Seres humanos são os principais responsáveis pelos problemas ambientais mundiais devido aos seus atos de negligência com a natureza.
Argumento 1: Acúmulo de lixo a céu aberto nos chamados
lixões.

Repertório 1: De acordo com um relatório da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) o Brasil tem quase 3 mil lixões funcionando em 1600 cidades brasil afora.

Argumento 2: Consumo irracional dos recursos naturais do
planeta visando apenas eficiência de produção a curto prazo,
Sem pensar no impacto disso para as gerações posteriores. 

Repertório 2: Consoante estudo publicado em 2010 do programa das Nações Unidas para o Meio ambiente, as cidades do planeta já consumiram 70% dos recursos naturais nele contidos.

Relação inter-argumentativa: É fato que o consumidor comum descarta os produtos em lixões, conforme explicitado. Porém, são as empresas que consomem a matéria prima para a produção e não a reaproveita, aumentando tanto o descarte quanto o esgotamento dos recursos naturais do planeta.

Proposta de Intervenção:
Agente: Governo brasileiro, seguindo uma das 17 metas para 2030 propostas pela ONU visando o desenvolvimento sustentável.

	Ação: Fornecer incentivos fiscais às empresas que 
	Criarem centros de reciclagem especializada para seus
	Produtos descartados. 

Modo: Abatendo os impostos pagos por estas empresas ao governo de cada país pela presença delas na nação.
Efeito: É esperado que com isso o descarte de lixo a céu aberto seja drasticamente, já que haverá local adequado para seu descarte, e também que sejam utilizados recursos reaproveitados na produção de novos produtos, diminuindo assim, o consumo da matéria prima do planeta, o qual, conforme explicitado, vem crescendo ano após ano.
Detalhamento: Tais centros de recolhimento estariam localizados nos grandes centros urbanos e para a população interiorana deveria ser disponibilizado o envio via Correios.