Ponto Antípoda Geografia

Na aula que explica sobre este assunto o professor não foi claro no porquê que a ponto Antípoda da linha meridional. Sei q as linhas meridionais é formada por semi círculos de 180°. E no exercícoi o ponto antípoto do meridional é 180- o grau, gostaria de entender pois não estou conseguindo visualizar.

A antípoda representa as coordenadas geográficas com os diâmetros opostos, por exemplo:
Ponto A: 10ºN e 80ºE
A antípoda dele será 10ºS (porque ele será na meridional oposta, alterando os hemisférios, mas não o valor) e 100ºW (porque ele irá inverter os meridianos, mas como a longitude vai de 0 a 180 graus, você precisa subtrair o valor por 180º e mudar a direção de Oeste para Leste a fim de ser o oposto).

Ficou um pouco confuso, mas espero ter ajudado!

1 Curtida

Sim, ainda está um pouco confuso rsrs decorei a fórmula porém meu cérebro deu tilti pq não consigo visualizar a necessidade disso pq se é o oposto é só trocar o lado e o valor ser o mesmo. Teria como me explicar por gentileza de uma forma mais “visual” como q isto acontece?
Seria uma contagem pela linha meridional até os polos, qnd chega nos polos a contagem recomeça e por isso subtrai por 180/?

Olá @Eryka_Gomes1 tudo bem?
desculpe-nos pela demora! Estamos aqui agora e se ainda tiver dúvidas referente a esse tópico, por favor, deixe-nos sabendo.

Sobre a fórmula que você citou, evite decorá-las.

Olhando essa imagem podemos refletir sobre o porquê de na sua fórmula você precisar subtrair de 180°:

Consegue notar como as latitudes e longitudes variam de maneira diferente?

A @Luisa resumiu bem o passo a passo para a determinação do ponto antípoda:
Para latitudes você conserva os graus e inverte o hemisfério;
Para longitudes você subtrai de 180 e inverte o hemisfério.

Uma curiosidade legal é a origem da palavra: ela vem do grego e significa pés trocados! :stuck_out_tongue:

Qualquer dúvida remanescente não hesite em perguntar!

1 Curtida

Acho que entendi a sua dúvida, aliás, essa também era a minha dúvida. Enfim, seguindo a lógica que eu usei para entender, pensa na terra como um Globo e não como um plano ou uma folha de mapa. Assim, se você pega uma coordenada de 0° e 60°L (África), o ponto oposto vai estar do outro lado do globo, como se a terra fosse uma bola de futebol e um espeto de churrasco atravessasse ela e marcasse um ponto do outro lado. Então, o ponto oposto não seria 60°O, porque isso seria em cima do Brasil, mas o nosso país está “ao lado” da África e não oposto a ela.

Outra analogia, se você furar um buraco no Brasil (60°O) e conseguir atravessar todas as camadas da terra, vai chegar no Japão (120°L) e não na África (60°L). Ou seja, a África não está oposta ao Brasil e 60° Leste não está oposto a 60°Oeste.

(Obs: as coordenadas que eu usei foram ilustrativas e não estão corretas).

2 Curtidas

Olá, ando com umas dúvidas no que diz respeito ao saber a orientação do ponto antípoda, quando o mesmo aparece com base em gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas.
Será que alguém sabe e poderia me explicar sff. Obrigada :slight_smile: