Por favor me ajudem nessa questão de química

Eu fiz o diagrama de Linus Pauling, daí ficou com 2 elétrons na última camada, daí classifiquei como um metal alcalino terroso, mas o gabarito diz que é letra C a alternativa correta.
Sem%20t%C3%ADtulo

Fala, @Leticia_Marques! Tudo bem?

Então, nesse caso, o que permite identificar o grupo ao qual o elemento pertence é o último subnível preenchido na distribuição eletrônica e a quantidade de elétrons contidos nele, e não a quantidade de elétrons na camada de valência.
Na distribuição eletrônica do elemento X, o último subnível preenchido é o d, caracterizando-o como metal de transição, conforme a classificação abaixo:

• Subnível n - metais alcalinos e alcalinoterrosos

• Subnível p - grupo do boro, carbono, nitrogênio, calcogênios, halogênios e gases nobres.

• Subnível d - metais de transição externa

• Subnível f - metais de transição interna

Tem uma aula na plataforma que explica melhor sobre isso: https://www.mesalva.com/enem-e-vestibulares/materias/ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias/quimica/completo/tabela-periodica/intp-introducao-a-tabela-periodica/intp03-subniveis-eletronicos-x-tabela-periodica

A quantidade de elétrons na última camada permite a você localizar o elemento somente se ele conseguir se estabilizar com 8 elétrons, o que não acontece com todos os elementos. Um exemplo é o próprio elemento da questão, que, caso perca os dois elétrons de valência, permanecerá com 14 elétrons, fugindo da regra do octeto.

Não sei se ficou muito claro, mas dá uma olhada na aula que eu citei que vai dar uma esclarecida.

Espero ter ajudado, abraços!