Potência de 10 e notação científica

A potência de 10 ou na base 10, vai ser sempre o 10 elevado a um expoente (qualquer número racional - que possa ser colocado na forma de fração) e a notação científica vai ser um número “x” acompanhado de uma potência de 10 (que vai ter como expoente somente números inteiros) e “x” vai ser maior ou igual a 1 e menor ou igual a 9. Está correto essas afirmações?

Oi, Ianka! :blush:

a meu ver estão certas sim, algum colega poderá dar opinião também!

@Camila só mais uma dúvida:

1. Potência de 10 e um número na base 10 é a mesma coisa? Um número a.10^x? Ou um número na base 10 é só múltiplo de 10, como 10, 100, 1000…?

então, Ianka, eu acho que é a mesma coisa viu

porque isso se chama “potência na base 10”
então acho que tá englobado no nome. Pelo menos eu considero isso hahaha
você tem dúvida em algum exercício em específico? qualquer coisa posta aqui, não tem problema não, pode postar avonts hahaha

Não é nenhum exercício especifico, fiquei com dúvida estudando o conteúdo mesmo. Obg.

Oi, @Camila e @Ianka_Angeles!

Só uma correçãozinha: o “x” vai ser maior ou igual a 1 sim, porém ele vai ser menor que 10, e não menor ou igual a 9. Você pode encontrar notações com o número 9,9999999999… desde que não seja o 10, pois só pode haver um algarismo significativo (diferente de zero) antes da vígula.
Portanto, 1 ≤ x < 10.

Espero ter ajudado, abraços!

imagina @Ianka_Angeles! :raising_hand_woman:t2:

obrigada, João!! não tinha me atentado a isso!! :blush:

No caso da dízima só seria potência de 10 / notação se colocasse 9,999… .10^0 ou então se transformasse em fração e colocasse 10^0 depois?

Então, na notação não se coloca frações, por isso você pode perceber que a maioria tem uns “quebrados” depois da vírgula.

Em relação à dízima, o mais coerente seria colocar o trecho repetido três vezes e “…” depois. Não sei se é utilizado ainda, mas quando eu era mais novo vi que podia também colocar o trecho que se repete só uma vez, com um traço sobre ele. Sabe se ainda se usa desse jeito @Camila?

Quanto ao 10^0, realmente não sei se é obrigatório seu uso, pois, como você já sabe, significa 1.

nossa, João, perdão, não tinha visto a menção aqui!!

100 eu não coloco não

sendo sincera, eu sei bem pouco sobre “regras” e etc (fico devendo essa!) como não presto provas tão rigorosas na correção de abertas como ITA, IME e etc, eu acabei deixando passar
mas sendo sincera, em relação à dízima, em questão aberta eu sempre aproximei, então não sei falar :disappointed_relieved: