Potenciação exercício díficil

Comecei a estudar ontem potenciação . Nas vídeos aulas o conteúdo foi abordado de uma maneira sutil. Porém na hora de praticar os exercícios de cada aula fiquei confusa. Não sou boa em matemática e terminei o ensino médio já faz tempo, cerca de 7 anos.

Professores ( e quem puder me ajudar a entender) aí vai o exerciício:

(ENEM - 2009) Técnicos concluem mapeamento do aquífero Guarani O aquífero Guarani localiza-se no subterrâneo dos territórios da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com extensão total de 1.200.000 quilômetros quadrados, dos quais 840.000 quilômetros quadrados estão no Brasil. O aquífero armazena cerca de 30 mil quilômetros cúbicos de água e é considerado um dos maiores do mundo. Na maioria das vezes em que são feitas referências à água, são usadas as unidades metro cúbico e litro, e não as unidades já descritas. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) divulgou, por exemplo, um novo reservatório cuja capacidade de armazenagem é de 20 milhões de litros.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 10 jul. 2009 (adaptado).

Comparando as capacidades do aquífero Guarani e desse novo reservatório da SABESP, a capacidade do aqüífero Guarani é

Dica: um quilômetro cúbico equivale a 1.000.000.000.000 (1 trilhão) de litros.

1,5 x 102 vezes a capacidade do reservatório novo.

1,5 x 103 vezes a capacidade do reservatório novo.

1,5 x 106 vezes a capacidade do reservatório novo.

1,5 x 108 vezes a capacidade do reservatório novo.

1,5 x 109 vezes a capacidade do reservatório novo.

(NÃO CONSEGUI RESOLVER) Fui para a resolução:

Para resolver esse exercício, você precisa começar percebendo que ele pede para calcular a razão entre o volume de água do Aquífero Guarani e o volume do reservatório da SABESP .
texto em negrito
Para isso, devemos deixar esses dois volumes NA MESMA UNIDADE . A grande dificuldade desse exercício é a conversão de quilômetros cúbicos para litros .

Consultando a nossa dica, percebemos que:
**1km³ = 10 elevado a potência 12 L (litros) (POR QUE 12 ?)

Dessa forma, se o reservatório tem 30.000 km³, então ele terá

30.000 x 1012 L = 3 x 10 elevado a potênncia 4 x 10 elevado a potência 12 = 3 x 10 elevado a potência 16 L . (volume do Aquífero)

Como o reservatório tem 20 milhões de litros , podemos escrever esse número como

20 x 10 elevado a potência 6 = 2 x 10 elevado a potência 7 L

Dividindo o volume do Aquífero pelo do reservatório, temos que

3 x 10 elevado a potencia 16 / 2 x 10 elvado a potencia 7 = (3/2) x 10(16-7)

= 1,5 x 109

Ou seja, o Aquífero possui 1,5 x 109 vezes o volume de água do reservatório.

NÃO ENTENDI NADA. ME AJUDEM POR FAVOR

Oi, tudo bem, Lari? Espero que sim!

Sei o quanto é ruim voltar a estudar depois de tanto tempo parada, eu mesma fiquei parada um bom tempo porque fiquei doente e depois porque trabalhei. Minha dia é tentar focar em aprender ou reaprender a base (não precisa ter vergonha alguma!)

Eu pegava listas básicas de ensino fundamental mesmo e ia fazendo.
Inclusive, essas listas de conversões de medidas eu fiz várias, pois é algo que eu tinha/tenho muita dificuldade tanto que fiz da forma que, para mim é um pouco mais visível

Minha dica é decorar algumas medidas
Por exemplo, se você souber que 1 ml = 1 cm³, o resto você consegue chegar (mesmo que demore)

Eu recomendaria você pegar algumas listas e ver algumas aulas de conversões (no youtube deve ter algumas) e depois tentar refazer a parte da conversão que eu postei.

1L = 1000 ml = 1000 cm³ = 1.10³.(10-2)3 m³ = 1.10³.10-6 m³= 1.10-3
Logo, 1L = 1.10-3

1km³ = 1.(103)3 m³ = 1.109
Logo, 1km³ = 1.109

Agora, por regra de 3:

1L-------------------- 1.10-3
x --------------------- 1.109
x = 1.1012 L

Agora, se o reservatório tem 30.000 km³, multiplique por 1.1012, pois é a quantidade de litros por km³

Sendo assim, ficamos com: 3.104.1012= 3.1016 L (esse é o volume do Aquífero Guarani)

Agora, vamos ver quanto tem o reservatório:

1 milhão é 1.106
20 milhões de litros será 20.106 L = 2.107 L

Dividindo o volume do Aquífero Guarani pelo do Reservatório temos

R= 3.1016/ 2.107 = 1,5.109

Aqui tem uma tabela para te auxiliar, mas uma aula irá ajudar muito!

Qualquer coisa estamos aqui!

Potenciação de numeros interios naturais