Probabilidade e Estatística


#1

Por favor, alguém poderia me ajudar a resolver o exercício abaixo o passo a passo desta questão?
Agradeço antecipadamente…
Em um grupo de 200 alunos de Ciências Biológicas, foi feita uma pesquisa sobre a sua disciplina favorita no curso. O resultado da pesquisa está organizado na tabela abaixo:
Sem%20t%C3%ADtulo
Supondo que cada aluno respondeu uma única disciplina e escolhendo-se ao acaso um destes alunos, calcule a probabilidade de que:
a) Goste de Anatomia;

b) Dado que goste de Botânica, seja mulher.


#2

Boa noite, tudo bem?? Vou tentar de ajudar…

A) O exercício quer que saber a probabilidade de vc escolher ao acaso um aluno que goste de Anatomia, independente do sexo, sendo assim, basta calcular a quantidade de alunos que gostam de Anatomia e dividir pelo total de alunos entrevistados.

20H + 30M = 50 Alunos ––> 50/200 ––> 1/4

Portanto, a probabilidade de escolher um aluno que gosta de Anatomia é de 1/4 ou 25%

B) O exercício quer saber a probabilidade de escolher ao acaso um aluno que goste de Botânica e que seja necessariamente Mulher, sendo assim, basta verificar quantas Mulheres gostam de Botânica e dividir pelo total de alunos entrevistados.

25 Mulheres gostam de Botânica
200 Alunos entrevistados

25/200 ––> 1/8

Portanto, a probabilidade de escolher uma Aluna que gosta de Botânica é de 1/8 ou 12,5%


Acho que é isso, qualquer dúvida só mandar!


#3

Creio que a segunda resposta está errada. Fixado um universo de 35 que gostam de Botânica (homens + mulheres) como condição inicial, 25 são mulheres. Daí 25/35 = 71%. É um caso de probabilidade condicional.


#4

Oi, Claudio!
Você está certo mesmo, li o exercício aqui e como a questão já fala que o universo será o dos alunos que gostam de botânica, a resposta é essa mesma que você falou!


#5

Você tem razão, @Claudio_Machado_Pombal, obg! <3