Problema de matemática 101

Olá, boa tarde. Alguém me ajuda na questão abaixo, por favor.

Uma loja oferece duas opções de pagamento:

1. à vista, com 12% de desconto;
  2. em duas prestações mensais iguais, sem desconto, sendo a primeira paga no ato da compra.
    Qual a taxa percentual mensal cobrada nas vendas a prazo? Indique o valor inteiro mais próximo do valor obtido.

Gabarito 32%

Oi, Carlos, como está? Espero que bem!

Eu, particularmente, acho esse tipo de questão um pouco chata. Por isso vou deixar aqui de forma literal e, depois, com um exemplo em reais.

O valor com 12% de desconto é a mesma coisa de V.0,88

Agora, na segunda situação, ele paga metade desse valor (V.0,5) na primeira parcela e, o que sobra, ele pagará na segunda

Porém, se fossemos considerar o valor com desconto, ele faltaria pagar apenas V.0,38 (V.0,88 - V.0,5 = V.0,38)
Contudo, ao invés de pagar V.0,38, ele paga V.0,5 que é a outra metade
Sendo assim, vamos calcular o juros cobrado para que de V.0,38 chegássemos ao V.0,5

V.0,38.(Juros) = V.0,5
Juros ≈ 1,32 ≈ aumento de 32%

Agora, tente pensar que o produto custava 100 reais
com desconto de 12% ele custará 88

Porém, ele resolveu parcelar. Ele pagará metade no ato da compra, ou seja, 50 reais. Sendo assim, de 50 até 88 falta 38. Ou seja, caso não tivesse juros, ele deveria pagar 38 no próximo mês. Porém, ele pagará 50 reais.
Agora, vamos fazer a mesma conta

30.(juros) = 50
Juros ≈ 1,32 ≈ 32%

Espero que te ajude! :slight_smile:

Oi, Camila. Nossa, nunca chegaria a esse seu raciocínio. Pelo que eu percebi, a primeira parte da informação é chave para a segunda parte. O pior que a prova do concurso vai ser nesse domingo, e ainda não estou num nível bom, e sem falar que tenho ainda algumas questões que não consegui resolver, mas vou postá-las para que a comunidade possa me ajudar. Agradeço pela sua ajuda Camila. :slightly_smiling_face:

Fica tranquilo, Carlos!
Uma dica que eu daria, é não se desgastar muito até domingo, porque você precisa estar bem até a prova e, às vezes, ficar fazendo questões que você não domina pode te deixar com a auto-estima baixa para o dia.
Tente, pelo menos, a partir de sexta dar uma descansada.

Fique calmo!

Obrigado Camila pelo apoio motivacional :slightly_smiling_face: