Problema de matemática 107

Olá, bom dia. Alguém me ajuda na questão abaixo, por favor.

O novo modelo de placas brasileiras possui combinação de 4 letras e 3 números (exemplo: XXX1A32). Um cidadão percebeu movimentação suspeita de um veículo com placa do modelo novo e anotou parte da placa, que tinha inicial ALF e terminação 87. Buscando, no sistema do departamento de trânsito, os carros cadastrados com essa placa para verificar sua situação, o policial, no máximo, deverá encontrar

Gabarito 260 veículos cadastrados.

Boa tarde, tudo bem??

As placas são compostas por 4 letras e 3 números, como dito no enunciado. Se você já tem 3 letras e 2 números, faltam descobrir 1 número e 1 letra.

Como a placa tem uma ordem a ser seguida, não existe permutação entre as posições de letras e números, portanto, a possibilidade de placas existentes com a configuração pedida vai ser a multiplicação entre a quantidade de letras e números possíveis que faltam.

Letra: 26 possibilidades (alfabeto completo)
Número: 10 possibilidades (0 a 9)

26*10 = 260 veículos cadastrados com a configuração “ALF X X 87”

Espero ter ajudado, qualquer dúvida só chamar!

1 Curtida

Obrigado ViniFerroSilva pela sua ajuda. :slightly_smiling_face:

1 Curtida

Vinii, obrigada por estar ajudando nessa semana! Você sabe o quanto é corrida para mim, mas, mesmo assim, fico pensando aqui no fórum hehe! De verdade! Obrigada :black_heart:

1 Curtida

Você é fofa demais!! Não precisa agradecer, eu tbm deveria estar estudando pro final do semestre e acabo vindo aqui. Tem algo nesse ambiente que é mágico! kkkkk

Mas foco ai e continua destruindo esses vestibulares!! :yellow_heart:

1 Curtida

Lógico que preciso agradecer!! Essa engenharia ai te deixando louco no final do semestre e você tirando um tempinho para cá. Eu acho fofo!!

e obrigada pela torcida e por todo incentivo (em todos esses anos!). É muito importante para mim (e desculpa pela ausência no meio da correria Vunespiana).

Vai dar tudo certo! :black_heart:

1 Curtida

Claro que vai. Sempre dá!!

1 Curtida