Problema de matemática 26

Olá, bom dia. Alguém me ajuda na questão abaixo, por favor.

Uma operadora de cartão de crédito cobra juros cumulativos e anuais de 300% ao ano, sobre dívidas no cartão. Em quantos anos, uma dívida não paga de R$ 1,00 neste cartão, se transforma em uma divida de um bilhão de reais? Dado: use a aproximação 10^9 ≈ 230.

Gabarito 15 anos

Carlos, tudo bem?
Você poderia confirmar isso aqui para mim?

acho que você digitou algo errado, eu só não sei o que é

ah, já achei aqui hahah

Você fará assim:

109 é aproximadamente 230
Quando você dá um aumento de 300%, você multiplica por 4
É só pensar, se você pagou 1 real em algo, você aumentar 100% é o mesmo que multiplicar por 2. Se você aumenta por 200%, você multiplicará por 3 e se aumentar 300%, você multiplicará por 4

Valor final = (Valor inicial) x (juros)t
109= 1.44
230= 1.(22)t
230= 22t

30 = 2t
t= 15 anos

Espero que te ajude! :blush:

Oi, Camila. Eu não consegui colocar o expoente na plataforma, por isso usei este símbolo (^), mas, na pressa, esqueci de colocar no outro :slightly_smiling_face:

Obrigado, pela sua ajuda nessa questão. Mas, eu não entendi essa relação de 100% multiplicar por 2, e por diante.

É tipo assim, camarada, você tem uma coisa que custa x reais e da um aumento de 100% nesse valor, quanto custará essa coisa depois do aumento?

Valor inicial : x
aumento: (100% + 100%) = 200% = 2
Valor com o aumento: 2x
E se o aumento fosse de 200% qual seria o novo valor do produto?
Valor inicial: x
Aumento: (100% + 200%) = 300% = 3
Valor com o aumento: 3x
E assim por diante…

Obrigado miguel_santana :slightly_smiling_face:

relaxa, eu imaginei que tivesse sido isso, mas quando eu vi a primeira vez eu não estava no pc, por isso perguntei. Depois pesquisei aqui rapidinho e achei heheh

desculpa a demora, hoje meu dia foi muito corrido, mas estou feliz que o Miguel te ajudou!