Problema de matemática 74

Olá, boa tarde. Alguém me ajuda na questão abaixo, por favor.

Uma empresa russa de suvenires alusivos à Copa de 2018 vende um conjunto com 2 camisetas, 3 chaveiros e 4 bonés por US$ 86,00; um conjunto com 3 camisetas, 2 chaveiros e 1 boné por US$ 74,00 e um conjunto mais simples com 1 camiseta, 1 chaveiro e 1 boné por US$ 32,00. O custo para se comprar uma camiseta, é de

Gabarito US$ 20,00.

Oii, Carlos!

Eu tentei fazer pela Regra de Cramer mas não consegui. Deve dar por escalonamento, mas não consegui de primeira.
Caso alguém consiga por Cramer e possa postar aqui para mim, eu agradeço.

Oi, Carlos!

Eu fiz e refiz essa questão, mas realmente, como a Camila viu por Kramer, e de outras formas é possível é analisar, esse sistema é indeterminado) (Ou seja, possui infinitas soluções). De repente houve algum erro de digitação ou coisa assim?

Oi, Estevão. Bem, o enunciado está igualzinho da prova e o gabarito oficial diz que é US$ 20,00.

minha conclusão é que, para fazer essa questão, a banca espera que você também utilize as alternativas.
Há outras questões que você colocou aqui que era necessário usar as alternativas para responder (e alguns vest que eu fiz também, inclusive uma do enem esse ano você só fazia analisando as alternativas, pois, caso contrário,teria mais de uma resposta)

As respostas:

a)US$ 35,00
b)US$ 25,00
c)US$ 30,00
d)US$20,00

Analisando o sistema eu cheguei em:

Boné = 10 + Camiseta
Chaveiro = 42 - 2(camiseta)

com isso, temos que o o máximo que pode ser é que o chaveiro seja de graça, pois ele não custará um valor negativo.
Sendo assim:
Chaveiro = 42 - 2(camiseta)
0 = 42 - 2C
0 ≤ 42 - 2C
2C ≤ 42
C ≤ 21

Camiseta ≤ 21

A única alternativa que se encaixa é a E

Você acha que pode ser um caminho, @Estevao_De_Oliveira_Pompe ?

Entendi, Carlos. Bom, o sistema tem infinitas soluções, ou seja, realmente pode ser essa resposta. O que eu faria a partir daí seria por tentativa e erro.

Imagino que as outras opções dariam valores para y e/ou z negativos, complicado. Nesse caso tentaria começar pelo valor maior (ou o menor) e depois, caso dê errado, pegar o valor menor (ou maior). Faz sentido?

Vê se dá certo essa tentativa. Porque, realmente, uma vez que esse sistema é linearmente dependente (Ou seja, existe uma relação entre as variáveis), o jeito seria testar algum valor e vê se faz sentido

por valores, eu quero dizer alternativas

@Camila exato haha não tinha visto tua mensagem. É exatamente isso!

o fórum tá com bug! antes ele atualizava sozinho quando alguém postava. Não tem problema :slight_smile:

Olá, pessoal. Obrigado pela ajuda. Confesso que não consegui entender, mas não vou abusar da boa vontade de vocês :slightly_smiling_face:

depois eu tento escalonar e deixar como cheguei nessa análise que fiz :slight_smile: