Quero realmente tirar essa dúvida


#1

Como exatamente eu contextualizo um filme na minha introdução da redação? Tou em dúvidas.


#2

Oi, Renata, como está? Espero que bem! :blush:

Vou tentar dar um exemplo bem genérico:

No filme “Blá blá blá”, mostra-se “isso, isso e aquilo”. Traçando-se um paralelo entre o filme e a realidade atual, nota-se uma semelhança entre “tal, tal e tal coisa”

Aqui temos uma redação nota 1000 do Enem. Repare que o aluno traz “no livro”, mas poderia muito bem ser “no filme”

No livro “1984” de George Orwell, é retratado um futuro distópico em que um Estado totalitário controla e manipula toda forma de registro histórico e contemporâneo, a fim de moldar a opinião pública a favor dos governantes. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória de Winston, um funcionário do contraditório Ministério da Verdade que diariamente analisa e altera notícias e conteúdos midiáticos para favorecer a imagem do Partido e formar a população através de tal ótica. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada por Orwell pode ser relacionada ao mundo cibernético do século XXI: gradativamente, os algoritmos e sistemas de inteligência artificial corroboram para a restrição de informações disponíveis e para a influência comportamental do público, preso em uma grande bolha sociocultural.

Outra redação nota 1000 do Enem. Nessa, a aluna traz uma série:

Black Mirror” é uma série americana que retrata a influência da tecnologia no cotidiano de uma sociedade futura. Em um de seus episódios, é apresentado um dispositivo que atua como uma babá eletrônica mais desenvolvida, capaz de selecionar as imagens e sons que os indivíduos poderiam vivenciar. Não distante da ficção, nos dias atuais, existem algoritmos especiais ligados em filtrar informações de acordo com a atividade “online” do cidadão. Por isso, torna-se necessário o debate acerca da manipulação comportamental do usuário pelo controle de dados na internet.

Outra aluna redação nota 1000 que trouxe a série Black Mirror:
" A série britânica “Black Mirror” é caracterizada por satirizar a forma como a tecnologia pode afetar a humanidade. Dentre outros temas, o seriado aborda a influência dos algoritmos na opinião e no comportamento das personagens. Fora da ficção, os efeitos do controle de dados não são diferentes dos da trama e podem comprometer o senso crítico da população brasileira. Assim, faz-se pertinente debater acerca das consequências da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

Outra aluna que trouxe “no livro”, mas que também poderia ser “no filme”:

No livro Admirável Mundo Novo do escritor inglês Aldous Huxley é retratada uma realidade distópica na qual o corpo social padroniza-se pelo controle de informações e traços comportamentais. Tal obra fictícia, em primeira análise, diverge substancialmente da realidade contemporânea, uma vez que valores democráticos imperam. No entanto, com o influente papel atribuído à internet, configurou-se uma liberdade paradoxal tangente à regulamentação de dados. Assim, faz-se profícuo observar a parcialidade informacional e o consumo exacerbado como pilares fundamentais da problemática.

Aqui temos uma redação da Fuvest escolhida pela banca. Na introdução foi utilizado o filme Clube da Luta:

Na internet há vários exemplos, caso se interesse, pesquise: redações nota 1000 Enem. Olhe os exemplos, aprenda com eles e tente encaixar no seu estilo de escrita e com suas referências de filmes e leituras :blush: