Questão BIO - VACINA / EMBRIOLOGIA LETRA A

• :moyai:OIIE, POR FAVOR, EU QUERIA SABER O PORQUÊ DA “D” ESTAR INCORRETA E QUAIS SÃO AS PARTES DO OVO INDICADAS PELOS NÚMEROS, DESDE JÁ OBRIGADA :relaxed: :relaxed:**

A produção de vacinas contra diversas doenças virais passa pela multiplicação dos vírus em ovos embrionados de galinha.

A figura a seguir ilustra a inoculação de alguns vírus em partes específicas do ovo.

Considerando os diferentes anexos embrionários em que são inoculados os vírus citados na figura, é CORRETO afirmar que

a) o vírus da gripe é inoculado no anexo 3, que permite o desenvolvimento embrionário em ambiente terrestre e serve como depósito de excretas produzidas pelo embrião.

b) o anexo 6, onde se inocula o vírus da caxumba, é encontrado em todos os grupos de vertebrados e protege o embrião contra choques mecânicos.

c) o anexo 2, que armazena substâncias nutritivas para o embrião, passa a produzir anticorpos contra o vírus da herpes, os quais serão purificados e utilizados nas vacinas.

d) o anexo 1, que permite trocas gasosas entre o embrião e o meio externo, contém elementos do cório e do âmnio, e é onde há multiplicação de antígenos dos poxvírus inoculados.

Acho que é isso. Se alguém perceber algum erro na minha resposta, fique a vontade para me corrigir:

1- Cório
2- Saco vitelínico
3- Alantoide
4- Albume
5- Casca
6- Líquido amniótico
7-
8- Espaço aéreo

B) Errado. O líquido amniótico está presente em répteis, aves e mamíferos. Como ele não é encontrado em peixes e nem em anfíbios, é errado dizer que ele está presente em todos os grupos vertebrados.
C) Errado. As vacinas utilizam antígenos e não anticorpos.
D) Errado. Quem realiza as trocas gasosas é o alantocório, anexo formado pela associação entre o cório e o alantoide.

Bons estudos. :))

2 Curtidas

Obrigada pela ajuda, consegui intender certinho… :relaxed: