QUESTÃO CLIMA Letra E

**OIIE, ME AJUDEM AQUI, PLEASE… :pray:t5: :pray:t5:

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A LETRA D E A LETRA E? POR QUE NÃO PODERIA SER D?

(MACKENZIE) Manifesta-se em altas latitudes e está presente
na maior parte do território canadense, no extremo norte da Europa
e na Sibéria, Rússia. As precipitações maiores ocorrem no verão.
As temperaturas médias mensais no inverno são sempre inferiores
a 0 o
C. Nesse clima, desenvolve-se a Floresta Boreal, vegetação
de grande porte, espaçada e homogênea, em que predominam o
pinheiro de porte elevado e o abeto (árvore conífera).
LUCCI, BRANCO e MENDONÇA. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. São Paulo:
Saraiva, 2014, p. 120.
Assinale a opção correspondente ao tipo de clima descrito.
a) Clima Temperado
b) Clima Mediterrâneo
c) Clima de Montanha
d) Clima Polar
e) Clima Frio

PERGUNTA BÔNUS :hatching_chick:: COMO NÃO CONFUNDIR MAIS EQUATORIAL E TROPICAL?, TÊM VÁRIAS QUESTÕES QUE ABORDAM ESSES CLIMAS COM CARACTERÍSTICAS BEM SIMILARES (PARA NÃO DIZER IDÊNTICAS) ACABO ME CONFUNDINDO… :sleepy:

Olá Luana!

O clima polar possui temperaturas mais severas que o clima frio, por isso, vegetações de grande porte, como coníferas/pinheiros (apontados no texto), não conseguem se desenvolver. Geralmente a vegetação do clima polar é a tundra ( musgos, líquens, arbustos, enfim, vegetações mais rasteiras). Já no clima frio a vegetação típica é a taiga ou floresta de coníferas, portanto, ficamos com a alternativa E mesmo.

Pergunta Bônus: Para diferenciar eu sempre penso mais na umidade e na amplitude térmica e aludo com as regiões brasileiras e com as suas respectivas vegetações também. O clima equatorial, por exemplo, é bem mais úmido que o tropical. Na Amazônia (clima equatorial) chove praticamente o ano todo e com bom volume. Já no Centro-Oeste brasileiro (clima tropical típico) o verão é chuvoso e o inverno seco, denotando uma menor umidade em relação a região Norte. Além disso, apesar de o Centro-Oeste ter médias altas e com baixa amplitude, no Norte é relativamente mais quente e com menor variação de temperatura.
Sugiro que você busque climogramas dos dois climas e os compare.

Espero ter ajudado! :smile:
Abs

5 Curtidas

ótima resposta! acho essa dica essencial!
obrigada por estar ajudando por aqui, fico feliz quando vejo outras meninas contribuindo :heart:

2 Curtidas

Obrigada @Sabryna, resposta incrível, consegui compreender finalmente…

2 Curtidas