Questão de coeficiente de dilatação

Galera, vocês poderiam me dar aquela força em me explicar essa questão?

Gabarito oficial: B.

não.

imagina só responder isso? HAHAH

então, Du, essa questão costuma cair bastante, eu já fiz uma na Fuvest e na Unesp. No começo eu não entendia, eu custei para entender, mas eu só fui entender melhor depois de uma aula de biologia (sabe quando a planta se inclina para o lado que bate sol?). Parece que não tem relação, mas tem haha

O lado que tem maior comprimento vai empurrar o outro e curvar. Ou seja, o lado que tem maior coeficiente de dilação faz a planta curvar para o lado oposto a ele.

Agora, olha como a botânica entrou nessa explicação

image

Não me ache louca, mas foi assim que aprendi hahaha

Pensa assim, o lado que não tá crescendo igual, fica puxando o lado que tá crescendo muito.

Qualquer dúvida, vá me falando!

Camilona, foi mal cara, mas não entendi nada kkkkkkkkkkkkkk. Planta com aço, ai que bugou tudo.

hshshahaha ainda bem que você foi sincero
melhor do que falar que entendeu e ficar com dúvida

pensa assim: o ferro que tem maior coeficiente de dilatação, irá “crescer” mais rápido. Sendo assim, o lado que não cresce tão rápido acaba “puxando” e tombando para ele.

agora eu to um pouquinho ocupada, mas vou procurar um vídeo de demonstração mais tarde e posto aqui, Du!

Aqui, Du

se quiser saber mais, pesquise sobre Lâminas Bimetálicas

o que falei sobre a parte de botânica é que de um lado terá mais células que o outro, assim como na lâmina que será maior haha

um dia eu juro que vai fazer sentido essa explicação HAHAHAHAHAH :rofl: