Questão de Filosofia:


#1

Foi no período neolítico que se confirmou o domínio do homem sobre as grandes artes da civilização: cerâmica, tecelagem, agricultura e domesticação de animais. Hoje ninguém mais pensaria em explicar essas conquistas imensas pela acumulação fortuita de uma série de achados feitos por acaso ou revelado pelo espetáculo passivamente registrado de determinados fenômenos naturais. Cada uma dessas técnicas supõe séculos de observação ativa e metódica, hipóteses ousadas e controladas, a fim de rejeitá-las ou confirmá-las através de experiências incansavelmente repetidas. LÉVI-STRAUSS. O pensamento selvagem . Campinas, SP: Papirus Editora, 2015. p. 30.

Lévi-Strauss questiona os pressupostos acerca dos povos ditos “primitivos” ao aproximar sua forma de se inserir no mundo com aquela advinda do
a. acaso fortuito.

b.instinto natural.

c.método científico.

d.pensar filosófico.

e.sentimento religioso.


#2

Oi, Gabi
Tudo certo?

Então, estava lendo essa questão aí. E ao analisar esse trecho aqui:" Cada uma dessas técnicas supõe séculos de observação ativa e metódica, hipóteses ousadas e controladas, a fim de rejeitá-las ou confirmá-las através de experiências incansavelmente repetidas."
Me fez lembrar muito do método científico. Se você estudou ele talvez se lembra que esse método segue alguns passos tais como: Observação; Hipótese; Experiência; Lei e Teoria.
Daí, eu ficaria com a letra C.
Pois bem, você possui o gabarito dessa questão para analisarmos?


#3

Obrigada, o gabarito é C mesmo.