Questão de formação de palavras

(Unifesp) Casimiro de Abreu pertence à geração dos poetas que morreram prematuramente, na casa dos vinte anos, como Álvares de Azevedo e outros, acometidos do “mal” byroniano. Sua poesia, reflexo autobiográfico dos transes, imaginários e verídicos, que lhe agitaram a curta existência, centra-se em dois temas fundamentais: a saudade e o lirismo amoroso. Graças a tal fundo de juvenilidade e timidez, sua poesia saudosista guarda um não sei quê de infantil.

Os substantivos do texto derivados pelo mesmo processo de formação de palavras são:
a) juvenilidade e timidez.
b) geração e byroniano.
c) reflexo e imaginários.
d) prematuramente e autobiográfico.
e) saudade e infantil.
Resposta: A

Oi, Isabela!

na letra A ambas as palavras são formadas por sufixação de adjetivos. Juvenilidade por sufixação do adjetivo juvenil e timidez por sufixação do adjetivo tímido.

na letra B geração é formado por sufixação do VERBO gerar e byroniano é formado por sufixação do substantivo Byron

na letra C o substantivo reflexo é formado por derivação regressiva do verbo refletir e imaginários é formado por sufixação do verbo imaginar

na letra D prematuramente é formado por sufixação e autobiográfico por justaposição

na letra E saudade é primitivo e infantil é formado por sufixação do substantivo infante

Sendo assim, a letra A é a correta.

Contudo, alguns cursinhos tiveram divergência quanto a essa questão. Eu sei disso porque eu presto Unifesp e fiz essa prova na época (foi a primeira vez que prestei). A banca da Vunesp não anulou a questão, considerou a A mesmo como correta mesmo alguns cursinhos considerando a D como viável.

Espero ter te ajudado!