Questão de Republica

No ponto de vista de Deodoro da Fonseca, a proclamação foi ato estritamente militar, sendo executado sob a liderança insubstituível do Marechal que, no caso dos civis, nada influíram. A república seria o último ato na busca de uma solução definitiva, com a intenção de eliminar um regime que era elitista e desrespeitosa aos interesses militares. Buscou, nesse ponto, uma identidade com a Guerra do Paraguai, que inflamaram os corações dos militares, e o orgulho ligou a força ao símbolo positivista. No ponto de vista de Benjamin Constant, o Exército seria mais um instrumento do que o fim da ação dita, que a finalidade da república era promover o modelo social, garantindo de um lado a todas as liberdades e a incorporação da classe popular a sociedade. Para Bocaiúva, que representava todos os civis na proclamação, já buscava uma visão da república liberal, sendo contrário às ideias positivistas. Vários são os pontos de vista sobre essa origem da real implantação da república.

Ao discutir aspectos relacionados ao período da proclamação da república no Brasil, o autor procura destacar que

A-o projeto republicano construído no Brasil, por meio dos grupos militares, estava relacionado às concepções e propostas ligadas ao ideário positivista.
B-a consolidação do projeto republicano brasileiro se deu na medida em que houve uma ruptura com os símbolos da memória militar no país.
C-o crescimento do discurso republicano no Brasil unificou diversos grupos políticos no país em torno de um único projeto político para a nação.

1 Curtida

@Anonymouzoan poderia mandar o resto da questão com o gabarito ? E vc teria alguma dúvida específica ?

1 Curtida

Estava em duvida pois minha professora tinha botado 2 questões iguais

1 Curtida

@Anonymouzoan É que sua questão não aparece letra D ou E, tem certeza que é só isso ? Se puder mandar ela completa para q o pessoal posso te ajudar melhor! :slight_smile:

1 Curtida

No ponto de vista de Deodoro da Fonseca, a proclamação foi ato estritamente militar, sendo conduzida sob uma liderança insubstituível do Marechal que, no caso dos civis, nada influíram. A república seria o último ato na busca de uma solução definitiva, com a intenção de eliminar um regime que era elitista e desrespeitosa aos interesses militares. Buscou, nesse ponto, uma identidade com a Guerra do Paraguai, que inflamaram os corações dos militares, e o orgulho ligou a força ao símbolo positivista. No ponto de vista de Benjamin Constant, o Exército seria mais um instrumento do que o fim da ação dita, que a república era promover o modelo social, garantindo de um lado a todas as liberdades e uma incorporação da classe popular a sociedade. Para Bocaiúva, que representava todos os civis na proclamação, já buscava uma visão da república liberal, sendo contrário às ideias positivistas. Vários são os pontos de vista sobre essa origem da real implantação da república.
Ao discutir aspectos relacionados ao período da proclamação da república no Brasil, o autor procura destacar que:
a) o projeto republicano construído no Brasil, por meio dos grupos militares, estava relacionado às concepções e propostas ligadas ao ideário positivista.
b) houve ampla participação popular no processo que implantou a República no Brasil em 15 de novembro de 1889.
c) uma consolidação do projeto republicano brasileiro se deu na medida em que houve uma ruptura com os símbolos da memória militar no país.
d) o crescimento do discurso republicano no Brasil unificou diversos grupos políticos no país em torno de um único projeto político para a nação.

Essa é a questão inteira :slightly_smiling_face:

sabe qual e a resposta